Home / Destaque / 3ª Revisão às Grandes Opções do Plano e Orçamento de 2015 do Município Velense aprovada em Assembleia Municipal (c/áudio)
3ª Revisão às Grandes Opções do Plano e Orçamento de 2015 do Município Velense aprovada em Assembleia Municipal (c/áudio)

3ª Revisão às Grandes Opções do Plano e Orçamento de 2015 do Município Velense aprovada em Assembleia Municipal (c/áudio)

A 3ª Revisão às Grandes opções do Plano e ao Orçamento de 2015 da Autarquia Velense foi aprovada com 14 votos a favor e 6 abstenções do Grupo Municipal do PS. Esta alteração está relacionada com alterações na receita e despesa do Município. No que toca a receita a autarquia vai receber cerca de 165 mil euros provenientes do Governo Regional para diferentes obras, umas já realizadas e outras ainda a realizar.

Desse montante, 40 mil euros vêm da Direção Regional da Saúde e prendem-se com a construção de um novo parque de estacionamento para servir o centro de saúde, tal como explicou Luís Silveira.

“Temos vindo a estabelecer alguns contactos com o Senhor Secretário da Saúde e com a Direção Regional da Saúde, no sentido de fazermos uma obra junto ao Centro de Saúde que venha resolver duas situações”, revelou o autarca.

De acordo com Luís Silveira, que falava no âmbito da última sessão ordinária da Assembleia Municipal, “essa obra passa por fazer um parque de estacionamento naquela terra que tem entre o cemitério e a Casa Mortuária, onde já se param carros, em que a nossa ideia é fazer um parque de estacionamento normal, com o devido riscamento e com a devida sinalização”.

O autarca fez saber o que contempla o projeto que já foi elaborado pelo gabinete técnico do Município. Com esta obra ficarão, assim, disponíveis cerca de 40 estacionamentos.

A obra vai contemplar “o escoamento para as águas pluviais, colocação de algumas árvores, iluminação da zona”, criando naquela zona “sensivelmente 40 estacionamentos”, explicou o presidente do Município.

“Chegámos a bom porto com essas conversações e a Direção Regional da Saúde já nos mandou uma minuta de contrato em que vai dar 40 mil euros para a ajuda de fazer aquela obra”, fez saber Luís Silveira.

Uma obra que o Município espera que até ao final do ano esteja concluída, tendo em conta que é uma obra que vem “aliviar” também o congestionamento que se faz sentir no parque de estacionamento em frente ao Centro de Saúde que dificulta em muito o serviço das ambulâncias. Por essas razões, Luís Silveira explicou como passará a funcionar esse estacionamento quando o novo parque estiver concluído.

Na zona em frente ao Centro de Saúde só ficarão “estacionamentos limitados a alguns minutos para as pessoas que vão à farmácia e estacionamentos para viaturas de emergência que cheguem, quer sejam ambulâncias, quer sejam pessoas que cheguem com alguém na sua viatura ou algum médico que seja chamado ou enfermeiro que seja chamado para alguma urgência e, portanto, será reorganizada a forma de estacionar na frente do centro de Saúde”.

Os restantes 125 mil euros de receita prendem-se com mais 80 mil euros provenientes do Governo Regional que servirão para pagar os 15% que os fundos comunitários não contemplavam no valor total da Casa Cunha; os outros 45 mil euros correspondem a um apoio também da parte do Governo Regional para a derrocada que caiu na Ribeira no caminho da Fajã da Ribeira da Areia há um ano atrás.

Quanto à despesa estão também patentes nesta Revisão uma despesa de 165 mil e 10 euros, que o autarca explicou para que irão servir.

“Aquisição de terrenos para abrir rubrica no valor de cinco mil euros e isto é para comprar um terreno no Alto das Manadas para a construção de um Reservatório de meio milhão de litros de água que vai receber a água quem vem da Fonte do Pombal. (…) 65 Mil euros é para o parque de estacionamento que acabei de frisar. Reabilitação da rede de águas colocámos lá mais 45 mil euros. (…) E para o Edifício Sol, 50 mil e 10 euros, os tais 10 euros para acertar na despesa e 50 mil euros que visam adquirir a caixaria de alumínio para o Edifício”, explicou Luís Silveira.

Liliana Andrade/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top