Home / Destaque / 49 Aldeias candidatas às 7 Maravilhas agora em livro – Fajã de São João e dos Cubres estão entre as 49 finalistas
49 Aldeias candidatas às 7 Maravilhas agora em livro – Fajã de São João e dos Cubres estão entre as 49 finalistas

49 Aldeias candidatas às 7 Maravilhas agora em livro – Fajã de São João e dos Cubres estão entre as 49 finalistas

“A Viagem que ainda ninguém fez” é um livro que retrata as 49 aldeias-maravilha de Portugal, uma viagem contada por Luis Segadães e fotografada por Vasco Pinhol. O lançamento oficial do livro aconteceu este domingo, durante a Gala das Aldeias Ribeirinhas emitida pela RTP, e está à venda desde esta segunda-feira, dia 10 de julho, em exclusivo nos CTT.

“Há anos que penso em fazer um livro sobre as minhas viagens em Portugal. Desde sempre que viajei muito por cá e por fora. Desde que me envolvi na organização dos eventos das 7 Maravilhas em Portugal, a partir de 2007, tenho dado umas 3 voltas ao país em cada ano em que tivemos uma eleição”, explica Luis Segadães, presidente das 7 Maravilhas®. “O facto de termos 49 aldeias, tão criteriosamente distribuídas pelo país fora, levou a que se configurasse uma viagem, bastante improvável. Quando me dei conta da matéria-prima que tinha pela frente, pensei que não podia perder mais nenhuma oportunidade para escrever sobre Portugal. É agora!”

Foi assim que Luis Segadães convidou um amigo de longa data, o Vasco Pinhol, fotógrafo que vive atualmente na Noruega, e que tem o talento de fotografar com paixão e atenção ao detalhe.

“Quando o Luis me convidou para este projeto a primeira coisa que me ocorreu foi – eis uma oportunidade para mostrar que as coisas melhores que temos são as coisas pequeninas, que se aconchegam e crescem na vizinhança do coração. Espero que este livro que fizemos juntos possa ajudar a ligar o nosso melhor passado ao nosso melhor futuro”, diz Vasco Pinhol.

Foram 2000km por terra e mar, 5000km por ar, em 49 aldeias ímpares. O livro conta com mais de 400 fotografias das 49 aldeias a concurso, bem como histórias de descobertas que relatam a viagem, contextualizam a história da aldeia, falam dos produtos e sabores e claro, das gentes de cada local.

“O sentimento que tenho ao ter viajado de forma ininterrupta pelas 49 Aldeias pré-finalistas, foi o de ter vivido uma experiência única e de ter visto com profundidade o “mosaico” maravilhoso que é Portugal, quando se salta de uma região para outra. O relato desta viagem é um testemunho de que me orgulho muito e que tenho a certeza vai deixar uma marca bem presente em todos aqueles que vierem a contactar com esta obra. Eu acredito absolutamente no potencial de desenvolvimento destes territórios, como mais uma base para o futuro do país e é nesse ponto que este livro se encontra com o futuro de Portugal”, acrescenta Luis Segadães.

A votação nas 49 aldeias a concurso começou este domingo, dia 9 de julho, na Gala das Aldeias Ribeirinhas transmitida pela RTP, Televisão Oficial, em direto a partir de Santa Clara-a-Velha, no concelho de Odemira.

A eleição das 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias está organizada em 7 Galas eliminatórias por categoria e as 49 aldeias a concurso são votadas apenas durante as Galas, por chamada telefónica. As Galas são emitidas em direto pela RTP todos os domingos de julho e agosto, a partir das 21h e durante cerca de 2 horas. Em cada Gala são apuradas duas finalistas, que passam à fase final de votação (de 27 de agosto a 3 de setembro).

Segue-se a 16 de julho as Aldeias Rurais e a 23 de julho as Aldeias de Mar. As Aldeias Remotas são votadas a 30 de julho e as Aldeias Autênticas a 6 de agosto. A 13 de agosto são votadas as Aldeias Monumento e a 20 de agosto as Aldeias em Áreas Protegidas.

A 27 de agosto a RTP transmite um programa sobre as 14 finalistas apuradas nas Galas anteriores (duas em cada Gala), e começa uma semana inteira de votação, até ao domingo seguinte. As 7 eleitas são conhecidas a 3 de setembro, no Piódão, na Declaração Oficial das 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias.

O Concelho da Calheta candidatou a Fajã dos Cubres, na categoria Aldeias de Mar, e a Fajã de São João, nas Aldeias Remotas, tendo ambas sido selecionadas dentro das 7 finalistas de cada categoria.

Maravilhas de Portugal Aldeias/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top