Home / Economia / “A criação de emprego na Região atingiu os maiores níveis de crescimento desde há 5 anos e meio”
“A criação de emprego na Região atingiu os maiores níveis de crescimento desde há 5 anos e meio”

“A criação de emprego na Região atingiu os maiores níveis de crescimento desde há 5 anos e meio”

“Os números divulgados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) vêm confirmar a redução que tem acontecido ao longo dos últimos seis meses, nos Açores e vêm confirmar que a Região se encontra no bom caminho”, afirmou Francisco César.

“O PS/Açores regista ainda a evolução positiva na subida do emprego, expressas pela criação líquida de 2.153 postos de trabalho relativamente ao 3º trimestre de 2013. Estamos perante aumentos superiores a 3%”, salientou.

Por outro lado, “a criação de emprego na Região atingiu, nos últimos seis meses, níveis de crescimento que não se verificavam há cerca de 5 anos e meio, desde o 1º trimestre de 2009”, destacou.

O dirigente socialista destacou “com agrado” que os níveis da “população ativa nos Açores estabilizaram neste trimestre e é também de destacar um aumento de 2.6% na população feminina ativa, com mais 1.379 mulheres Açorianas disponíveis para trabalhar”.

“Em termos práticos, verificamos uma descida no número de desempregados face ao mesmo trimestre de 2013, registando-se menos 2.441 desempregados, uma redução de 11,3%, considerou Francisco César.

“Apesar destes indicadores revelaram uma evolução positiva face quer ao ano anterior quer ao último trimestre, o PS/Açores não se dá por satisfeito”, assegurou.

Francisco César sublinhou que “a Região tem sabido promover o emprego e reiteramos o compromisso do PS/Açores de tudo continuar a fazer para apresentar soluções para vencer as adversidades com que muitas famílias açorianas estão confrontadas. Sabemos que estas políticas têm resultados, como revelam também os dados do INE”.

O socialista lembrou as “dezenas de medidas já implementadas de fomento à criação de emprego e, sobretudo, de defesa e salvaguarda de milhares de postos de trabalho”, reafirmando o “forte empenho PS/Açores em políticas ativas de apoio às famílias, para que estas possam ver o seu rendimento disponível aumentado, dinamizando a economia e alimentando o ciclo virtuoso da criação do emprego”.

“O Governo dos Açores da responsabilidade socialista tem sabido minimizar as políticas de austeridade e de recessão implementadas nos últimos anos pelos partidos da coligação PSD-CDS/PP que governaram o nosso país nos últimos três anos. Apesar disso, reconhecemos que ainda há Açorianos que passam por dificuldades e que ainda há muito por fazer. Na nossa perspetiva, o caminho que está a ser seguido é o mais correto: um caminho de trabalho e de compromisso na apresentação de soluções concretas em prol das empresas e das famílias Açorianas”, concluiu Francisco César.

GI PS/Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top