Home / Politica / “A criação de emprego tem sido o desígnio do PS na sua governação”, realçou Francisco César
“A criação de emprego tem sido o desígnio do PS na sua governação”, realçou Francisco César

“A criação de emprego tem sido o desígnio do PS na sua governação”, realçou Francisco César

 

O Grupo Parlamentar do PS realçou esta terça-feira que a criação de emprego tem sido o desígnio da governação socialista nos Açores, na presente legislatura.

A posição foi defendida pelo Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PS, que falava no plenário regional, que decorre esta semana na cidade da Horta.

Francisco César realçou que as estatísticas oficiais do Governo da República e da União Europeia “mostram que estamos a conseguir descer o desemprego nos Açores” e que os números do Serviço Regional de Estatística dos Açores, do Instituto Nacional de Estatística e do Eurostat “demonstram claramente os Açores foram a região do país cujo PIB mais cresceu nos anos recentes”.

Às críticas da oposição de que os programas ocupacionais criados pelo Governo dos Açores servem alegadamente para “disfarçar estatísticas”, Francisco César respondeu que “os programas ocupacionais são uma forma digna de dar rendimento aos cidadãos, como resposta do trabalho que prestam à comunidade”, uma solução inclusivamente “elogiada pela Comissão Europeia”.

Francisco César considerou “curioso que a oposição se escuse a reconhecer o trabalho deste Governo dos Açores em matéria de criação de emprego”, quando “há cerca de dois anos atrás o desemprego era de cerca de 18% e hoje é de aproximadamente 12%”.

O deputado socialista realçou que o Governo dos Açores tem medidas como a “Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial, com cerca de 58 medidas”, uma contraposição ao PSD, cujas soluções passam pela “manutenção do capital social da EDA, comércio livre com a Tailândia ou a promoção do emprego jovem através do reforço dos programas de emprego; felizmente que o PSD já esqueceu a exploração de petróleo nos Açores”, frisou.

O deputado socialista lamentou que os partidos da direita regional “teçam fortes críticas aos programas de emprego, dizendo que servem para mascarar estatísticas ou que servem para desincentivar a contratação e integração dos trabalhadores nos quadros das empresas e dos serviços públicos”, quando o último Governo da República do PSD e do CDS-PP teve “imensos programas ocupacionais, para contratar centenas e centenas de pessoas”.

“Enquanto houver um desempregado que seja nos Açores, o PS estará a trabalhar para resolver a situação, porque estamos a falar de pessoas que passam por dificuldades. Emprego, emprego, emprego é o foco do PS na moção global de estratégia que será apresentada no próximo Congresso do PS/Açores”, realçou Francisco César.

GI PS Açores/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top