Home / Politica / A defesa dos interesses da juventude açoriana é essencial, considera Rosa Dart
A defesa dos interesses da juventude açoriana é essencial, considera Rosa Dart

A defesa dos interesses da juventude açoriana é essencial, considera Rosa Dart

A Candidata do PSD Açores à Assembleia da República, Rosa Dart, comprometeu-se ontem a defender “os interesses dos jovens açorianos, criando condições para que eles sejam o pilar, por excelência, de uma sociedade saudável. A força, a esperança e a confiança têm de ser devolvidas aos jovens da nossa Região”, afirmou.

A social-democrata falava após uma visita à Associação de Jovens da Ilha do Faial (AJIFA), onde ouviu os jovens e as suas preocupações, com destaque “para a cidadania, a fraca participação crítica e o envolvimento na comunidade. Os preços praticados nos transportes aéreos e a inconstância dos transportes marítimos interilhas são preocupações em cima da mesa para os jovens dos Açores”, referiu.

Rosa Dart realçou medidas e intenções transversais às políticas de juventude do Governo da República para os próximos quatro anos, “como o direito a médico de família para todas as crianças, o reforço do apoio à natalidade através do trabalho parcial para que os pais passem mais tempo com os filhos, a frequência das crianças nos Jardins de Infância a partir dos 3 anos, mais protocolos com entidades cuidadoras e medidas de mais apoios às famílias numerosas”, disse.

Para a social-democrata, o aumento da natalidade é um bom indicador de confiança no país, “mas é preciso dar respostas às necessidades das famílias, pois é nesses pequenos núcleos que se iniciam a estabilidade e a formação pessoal”.

Rosa Dart entende que a confiança das famílias portuguesas “aumentou e estabilizou, e já que nos primeiros sete meses do ano nasceram mais 1500 bebés em Portugal, enquanto na Região a tendência é contrária, tendo nascido menos 55 crianças em comparação a 2014”.

“Outros objectivos são a promoção do emprego e a inclusão social dos jovens, a emancipação e o desenvolvimento juvenil. Neste momento a taxa de desemprego jovem que estava em 42% no auge da crise está actualmente abaixo dos 30% no País”, lembrou a candidata.

Sobre a associação visitada, Rosa Dart realça “a enorme importância da sua criação, há cerca de um ano, elogiando o papel preponderante da AJIFA no chamamento dos jovens a actividades inéditas de equipa, de rua, de integração comunitária e sempre com preocupações ambientais, culturais e sociais. Tem uma Direção dinâmica que faz muita diferença”, considerou.

GI PSD Açores/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top