“A qualificação através do ensino profissional tem sido uma aposta clara do Governo dos Açores” lembrou Lúcio Rodrigues

 

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista destacou, esta quinta-feira, que a oferta do ensino profissional nos Açores tem-se consolidado na Região, acolhendo, no último ano letivo, “37% dos alunos Açorianos”.

O número foi avançado pelo deputado socialista Lúcio Rodrigues, na sessão plenária que está a decorrer na cidade da Horta.

“A qualificação de recursos humanos tem sido uma prioridade do Governo Regional dos Açores e os números comprovam-no. Se no ano letivo de 95/96 as escolas profissionais tinham 2% das matrículas, em 2004/2005 o número subiu para 21% e no último ano atingiu os 37%”, adiantou Lúcio Rodrigues.

O deputado socialista considerou ainda que a proposta de equiparar as escolas profissionais da Povoação e do Nordeste às escolas profissionais das Ilhas de Coesão, ao nível do número de alunos por turma, “não é suportada por duas razões: viver nesses concelhos é diferente de viver numa ilha de coesão, devido à descontinuidade territorial que estas apresentam, e porque o investimento feito nas acessibilidades na ilha de S. Miguel, as SCUT, não o justificam”.

 “O Ensino Profissional nos Açores tem realizado um percurso que nos deve orgulhar a todos e por isso, hoje, podemos dizer que a qualificação neste ensino já é efetivamente uma realidade”, finalizou o deputado socialista.

GI PS Açores/RL Açores

Deixe uma resposta