Home / Politica / “A Região investiu ao longo dos anos para minimizar os impactos do fim das quotas leiteiras”, recordou Duarte Moreira
“A Região investiu ao longo dos anos para minimizar os impactos do fim das quotas leiteiras”, recordou Duarte Moreira

“A Região investiu ao longo dos anos para minimizar os impactos do fim das quotas leiteiras”, recordou Duarte Moreira

 

O Grupo Parlamentar do PS lembrou esta quinta-feira os investimentos que os Governos dos Açores de responsabilidade socialista têm feito ao longo dos anos para apoiar o setor leiteiro nos Açores, por forma a melhorar o rendimento e minimizar os efeitos do fim do regime de quotas leiteiras, determinado pela União Europeia.

A posição foi defendida por Duarte Moreira, na cidade da Horta.

Duarte Moreira rejeitou a tese do PSD de que a “Região não se preparou para o fim do regime de quotas leiteiras”, contrapondo com os investimentos do executivo açoriano na  “modernização da indústria e com a construção de infraestruturas”.

A este respeito, o deputado socialista enumerou as “linhas de crédito, o SAFIAGRI, a recentemente anunciada restruturação do setor leiteiro, o reforço ao prémio de vaca leiteira que passou para 190€ por vaca em todas as ilhas, a antecipação e reforço do pagamento de prémios de produção do leite, bem como as adaptações dos diversos programas de apoio à agricultura”.

Duarte Moreira evidenciou tratar-se de um “problema europeu, já que muitos países europeus debatem-se com o mesmos problemas, derivado ao excesso de leite no mercado europeu”.

O parlamentar socialista acusou o PSD de “não estar ao lado dos agricultores Açorianos”, uma vez que aquele partido “não votou uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado, recentemente aprovado na Assembleia da República, que contempla uma medida excecional de isenção parcial dos agricultores para a segurança social”.

Duarte Moreira realçou ainda que o PSD “utiliza um discurso gasto, que não apresenta soluções”, exigindo “seriedade aos deputados social-democratas”.

“Das duas uma: ou o PSD tem medidas para a agricultura e está a guardá-las para a campanha eleitoral e para só serem aplicadas na próxima legislatura ou não tem qualquer solução para este setor”, frisou.

“O Partido Socialista está ciente das suas responsabilidades, das dificuldades porque passa toda a fileira do leite neste momento e cá estaremos no presente e no futuro para dar respostas a todo o setor do leite e a toda a agricultura nos Açores”, assegurou Duarte Moreira.

GI PS Açores/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top