Home / Destaque / Ação de rastreio à Diabetes, Tensão arterial e Peso decorreu esta terça-feira nas Velas de forma a assinalar Dia Mundial da Diabetes (c/áudio)
Ação de rastreio à Diabetes, Tensão arterial e Peso decorreu esta terça-feira nas Velas de forma a assinalar Dia Mundial da Diabetes (c/áudio)

Ação de rastreio à Diabetes, Tensão arterial e Peso decorreu esta terça-feira nas Velas de forma a assinalar Dia Mundial da Diabetes (c/áudio)

Assinalou-se esta terça-feira, 14 de novembro, o Dia Mundial de Diabetes. Como já é hábito a Unidade de Saúde de Ilha promoveu, em parceria com o Município das Velas, em frente aos Paços do Concelho, uma ação de rastreio da Diabetes, Tensão Arterial e Peso.

Para o efeito a ação de rastreio contou com a presença de duas Enfermeiras e uma Nutricionista que ao longo de todo o dia receberam a população que quis saber como vai a sua saúde a estes níveis.

Apesar de este ano ter sido registada uma adesão menor ao evento, Elisabete Cardoso, Enfermeira na Unidade de Saúde de Ilha de São Jorge, considerou que este tipo de rastreio é da máxima importância na prevenção de uma doença como a Diabetes.

O medo ou o desinteresse em participar neste tipo de rastreios pode mesmo constituir um problema, na opinião de Elisabete Cardoso, que considerou que no que toca a saúde “mais vale prevenir do que remediar”.

Também para Vanessa Fernandes, Nutricionista Estagiária na Unidade de Saúde de Ilha de São Jorge, este tipo de rastreios constitui uma mais-valia para a população que ao realizar o rastreio toma consciência do seu estado nutricional.

Vanessa Fernandes considera que cada vez mais as pessoas estão informadas sobre os problemas inerentes à Diabetes, mas relembra que nunca é demais alertar para a necessidade de manter hábitos de vida saudáveis.

Na prevenção da Diabetes há fatores que não se podem descurar, de acordo com a Nutricionista da Unidade de Saúde de Ilha de São Jorge, que apontou os pontos principais a ter em atenção na prevenção de uma doença que pode trazer grandes constrangimentos à vida da população.

Liliana Andrade/RL Açores

Imagem de destaque: ©Direitos Reservados

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top