Home / Açores / Açores acolhem Congresso da Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos em 2019
Açores acolhem Congresso da Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos em 2019

Açores acolhem Congresso da Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos em 2019

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo revelou hoje, na Horta, que os Açores foram a Região escolhida para a realização do 7.º Congresso da APECATE – Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos, que terá lugar na ilha do Faial entre 30 de janeiro e 1 de fevereiro de 2019.

O evento, que terá como tema central ‘Portugal da moda à consolidação. Caminhos e desafios’, vai trazer aos Açores cerca de 200 participantes, provenientes do mercado nacional e das diferentes áreas que compõem a APECATE, incluindo empresários do setor, jornalistas e líderes de opinião.

“Este é mais um momento importante na agenda de 2019, porque possibilitará promover a formação e a qualificação das empresas de animação turística e de eventos, bem como o seu desenvolvimento e internacionalização, nomeadamente na captação de negócios”, salientou Marta Guerreiro, que falava na apresentação do evento, acrescentando que este congresso “será ainda uma oportunidade excecional para promover os Açores, tendo em conta o especial perfil dos participantes, bem como a cobertura mediática a que estará exposto o evento, com a presença de jornalistas do setor”.

Para a titular da pasta do Turismo, “o desenvolvimento da oferta, alinhado com a estratégia do setor, a par da notoriedade que já alcançámos, enquanto local seguro, com beleza mística, capaz de proporcionar experiências únicas e com grande preocupação pelas questões de sustentabilidade económica, cultural, social e ambiental, tem também permitido alavancar o segmento de turismo de negócios, com políticas que privilegiam eventos nos Açores”.

Marta Guerreiro reforçou que a escolha dos Açores pela APECATE “é mais uma demonstração de que o arquipélago está a consolidar o seu trabalho no âmbito do produto ‘Meeting Industry’, fazendo com que as entidades reconheçam as particularidades e os pontos positivos para escolher os Açores como palco das suas mais relevantes iniciativas”.

A Secretária Regional reafirmou que os Açores não são, nem querem ser, um destino de massas, dando nota de que existe uma “ampla margem para crescimento através dos mercados potenciais, trabalho este que continua em curso, com deslocações para participação em ações de promoção do destino e com políticas que privilegiem eventos, como o que estamos aqui hoje a evidenciar, que possibilitem um efetivo retorno promocional e gerador de fluxos, nomeadamente no segmento dos congressos”.

“Este é um caminho que acreditamos trazer muitos frutos para a nossa Região, posicionando-a como palco privilegiado para acolher eventos, recebendo, e bem, quem sabe reconhecer o nosso potencial”, sublinhou.

Na sua intervenção, Marta Guerreiro salientou ainda que a Região “continua a crescer nos principais indicadores associados ao turismo”, salientando que, nas dormidas, não se pode “olhar apenas para a hotelaria tradicional, que está a fazer a sua gestão de posicionamento entre volume e preço”.

A Secretária Regional referiu que, ao nível dos proveitos, verifica-se que “também crescemos em cima de crescimentos já de si bastante significativos, mesmo no verão, onde a oferta já se apresenta com menos disponibilidade, continuando a bater recordes consecutivos”, destacando também o papel dos agentes do setor, “por estarem no terreno, com empenho e dedicação”, contribuindo para o desenvolvimento do destino.

 

 

 

 

GaCS/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top