Home / Destaque / Açores apresentam em Malta candidatura das Fajãs de S. Jorge a Reserva da Biosfera da UNESCO
Açores apresentam em Malta candidatura das Fajãs de S. Jorge a Reserva da Biosfera da UNESCO

Açores apresentam em Malta candidatura das Fajãs de S. Jorge a Reserva da Biosfera da UNESCO

O Governo dos Açores vai apresentar na V Conferência da Rede Mundial de Reservas da Biosfera em Ilhas e Zonas Costeiras, que decorre de 24 e 26 de março na República de Malta, a candidatura das Fajãs de S. Jorge a Reserva da Biosfera da UNESCO, cuja proposta de delimitação de áreas foi acordada esta semana numa reunião da Comissão de Acompanhamento.

Esta comissão de acompanhamento da candidatura, criada pela Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, através da Direção Regional do Ambiente, integra representantes das câmaras municipais, das associações agrícolas e de pescadores e do Núcleo Empresarial de S. Jorge, entre outros representantes da sociedade civil desta ilha.

No início do segundo semestre deste ano será lançada a consulta pública da proposta, que engloba toda a ilha de S. Jorge e a área marinha adjacente, num zonamento que inclui zonas de núcleo, de transição e de tampão, correspondentes aos regulamentos da UNESCO.

A Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO em Ilhas e Zonas Costeiras foi criada em 2009 e reúne atualmente cerca de seis dezenas de reservas em todos os continentes.

Nos Açores, estão classificadas como Reserva da Biosfera as ilhas das Flores, Corvo e Graciosa.

Na reunião que se realiza em Malta, a Região Autónoma dos Açores, além de apresentar a candidatura das Fajãs de S. Jorge, passará a integrar esta Rede Mundial, que se debruça, especificamente, sobre a temática das ilhas e zonas costeiras.

As alterações climáticas, o turismo, o desenvolvimento local, a gestão de resíduos e a conservação da natureza, dando expressão à vocação das Reservas da Biosfera da UNESCO enquanto sítios de excelência para a experimentação e inovação de soluções adaptadas aos meios sociais, económicos e ambientais locais, são algumas das áreas em que esta rede desenvolve projetos.

GaCS/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top