Home / Açores / Açores candidatam 39 zonas balneares e marinas ao galardão Bandeira Azul 2016
Açores candidatam 39 zonas balneares e marinas ao galardão Bandeira Azul 2016

Açores candidatam 39 zonas balneares e marinas ao galardão Bandeira Azul 2016

A Direção Regional dos Assuntos do Mar, entidade que coordena nos Açores o programa Bandeira Azul para este ano, validou 34 candidaturas de zonas balneares costeiras distribuídas pelas ilhas de Santa Maria, São Miguel, Terceira, Graciosa, Pico e Faial, além de cinco candidaturas de marinas.

Estas 39 candidaturas açorianas foram também validadas pelo Júri Nacional Bandeira Azul, aguardando-se agora a homologação pelo Júri Internacional.

As candidaturas das zonas balneares à Bandeira Azul são voluntárias e apresentadas anualmente pelas entidades gestoras, nomeadamente pelos municípios ou, em alguns casos, pela Direção Regional dos Assuntos do Mar.

A Bandeira Azul é um galardão internacional que distingue as zonas balneares que cumprem, com um nível de excelência, requisitos ligados à qualidade da água balnear, aos serviços e segurança dos utentes, à disponibilização de informação útil e à gestão e educação ambiental.

Esta distinção tem um grande enfoque na educação ambiental, sendo incentivada a participação ativa do público nas seis atividades que, no mínimo, têm que ser realizadas em cada zona balnear.

Nesse sentido, está prevista a realização, este ano, nos Açores, de mais de duas centenas de atividades de educação ambiental promovidas pelas entidades gestoras.

O Governo dos Açores está empenhado continuar a trabalhar com as autarquias para melhorar a qualidade das zonas balneares do arquipélago, proporcionando aos utilizadores condições de excelência no acesso ao mar.

GaCS/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top