Home / Açores / Açores dispõem de mais 15 profissionais habilitados a exercer Medicina Legal – dois deles na ilha de São Jorge
Açores dispõem de mais 15 profissionais habilitados a exercer Medicina Legal – dois deles na ilha de São Jorge

Açores dispõem de mais 15 profissionais habilitados a exercer Medicina Legal – dois deles na ilha de São Jorge

Os Açores passam este ano a dispor de mais 12 médicos com o curso superior de Medicina Legal e Ciências Forenses, dois psicólogos e um antropólogo, aptos a apoiar o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF) na resposta a situações de perícias médico-legais, como autópsias ou exames de clínica forense.

Este curso foi realizado pelo INMLCF, em colaboração com a Secretaria Regional da Saúde, entre setembro de 2018 e janeiro de 2019, estando a decorrer os estágios práticos obrigatórios para a finalização do curso.

A formação contou com a participação de profissionais das áreas da Medicina, Direito, Psicologia e Antropologia, entre outras, tendo decorrido, em simultâneo, em Coimbra, Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta, com a lecionação de diversos módulos, designadamente da área do Direito, da Química e Toxicologia Forenses, da Genética e Biologia Forenses, da Patologia Forense, da Clínica Médico-Legal, da Antropologia Forense, da Psiquiatria e Psicologia Forenses.

Entre os profissionais que terminaram esta formação, sete desempenham funções em São Miguel, quatro no Faial, dois na Terceira e dois em São Jorge.

A existência de um maior número de profissionais formados em Medicina Legal nos Açores permite agilizar procedimentos na realização de autópsias e de outras perícias médico-legais.

 

 

GaCS/RL Açores

Imagem: ©Direitos Reservados

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top