Home / Açores / Açores presentes num Conselho Europeu de Ministros de Agricultura crucial para a fileira do leite
Açores presentes num Conselho Europeu de Ministros de Agricultura crucial para a fileira do leite

Açores presentes num Conselho Europeu de Ministros de Agricultura crucial para a fileira do leite

A Região Autónoma dos Açores vai estar presente no Conselho Europeu de Ministros da Agricultura que se realiza a 14 de março, em Bruxelas, reunião que o Secretário Regional da Agricultura e Ambiente considerou da maior importância e significado, uma vez que é “crucial” para o setor do leite, pilar da economia regional.

Para Luís Neto Viveiros, a integração dos Açores na comitiva nacional do Ministro da Agricultura, Capoulas Santos, “revela respeito pela Autonomia e respeito pela importância da fileira do leite nos Açores”, quer do ponto de vista regional pelo seu impacto económico, social e ambiental, quer do reconhecimento do seu efetivo peso na produção nacional.

“Este é um Conselho crucial para o leite”, afirmou o titular da pasta da Agricultura na Praia da Vitória, destacando que “Portugal já fez chegar o seu contributo” e que, ao contrário do passado, “inclui as preocupações açorianas”.

O Comissário Europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Phil Hogan, pediu aos Estados Membros para submeterem, até 25 de fevereiro, as suas ideias sobre meios “novos e inovadores” para enfrentar a crise atual, propostas que foram reunidas pela Presidência Holandesa, tendo em vista a reunião de Conselho de Ministros.

A posição portuguesa defende que, no quadro de medidas excecionais face à crise instalada na Europa, se deve ter em conta a necessidade de autonomizar recursos e programas dirigidos a regiões com maiores dificuldades de produção, mas muito dependentes da atividade agrícola, de que se destacam o apoio às produções locais das regiões ultraperiféricas.

Além da participação no Conselho Europeu de Ministros da Agricultura, o Secretário Regional da Agricultura e Ambiente foi convidado pelo Eurodeputado Serrão Santos a estar presente em duas atividades, nomeadamente um momento de debate sobre as prioridades do setor agrícola e uma mostra de produtos açorianos na sede da Confederação de Agricultores de Portugal (CAP).

GaCS/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top