Home / Açores / Açores recebem reunião plenária da primavera de 2015 da Assembleia das Regiões da Europa
Açores recebem reunião plenária da primavera de 2015 da Assembleia das Regiões da Europa

Açores recebem reunião plenária da primavera de 2015 da Assembleia das Regiões da Europa

A Reunião Plenária da Primavera de 2015 – Youth Regional Network (YRN) da Assembleia das Regiões da Europa (ARE) vai realizar-se em Ponta Delgada, na Universidade dos Açores, entre 21 e 24 de maio.

O encontro, que resulta do convite do Governo dos Açores, através da Direção Regional da Juventude, à YRN, vai reunir cerca de seis dezenas de participantes, entre os 15 e os 30 anos, oriundos de 25 países e de mais de 50 regiões da Europa, incluindo jovens da Região Autónoma dos Açores.

A YRN, criada pela Assembleia das Regiões da Europa em novembro de 2008, é uma plataforma de parlamentos de jovens, de âmbito regional, conselhos e organizações de juventude da Europa alargada.

Esta iniciativa vai ao encontro das orientações de médio prazo 2013-2016, na área da Juventude, que preveem a implementação de políticas de juventude que fomentem a internacionalização de experiências com vista a maximizar a visão e a dimensão europeia e internacional dos jovens açorianos.

Esta plataforma tem como objetivos a criação de redes, influenciar a política de juventude, envolvendo os jovens no processo de tomada de decisão a nível regional e a nível europeu, o intercâmbio de boas práticas e de experiências, através de projetos europeus e da aplicação do princípio da subsidiariedade, bem como promover a governação sustentável.

Para além das sessões plenárias, a Reunião Plenária da Primavera de 2015 inclui a realização de workshops subordinados a várias temáticas, nomeadamente ‘vida profissional e empreendedorismo jovem’, ‘cultura e educação’, ‘saúde e assuntos sociais’ e ‘formação e ligação em rede’.

A Youth Regional Network promove reuniões plenárias duas vezes por ano, na primavera e no outono, numa região-membro da Assembleia das Regiões da Europa.

Desde 2008, já foram realizadas 12 sessões, em países como a França, a Suécia, a Polónia, a Bélgica, a Áustria e a Turquia.

Os Açores participaram nas duas reuniões que se realizaram em 2009, na Polónia e em França.

GaCS/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top