Home / Açores / Açores vencem prémio europeu do sistema 112 na categoria Centros de Operações de Emergência 
Açores vencem prémio europeu do sistema 112 na categoria Centros de Operações de Emergência 

Açores vencem prémio europeu do sistema 112 na categoria Centros de Operações de Emergência 

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) venceu hoje, na Hungria, o ‘112 Awards 2017’, prémio que distingue os melhores sistemas do número de emergência europeu.

Para o Secretário Regional da Saúde, este prémio é o reconhecimento do sistema de gestão integrado, despacho e comunicação utilizado no arquipélago, salientando que se trata de “um grande orgulho para os Açores e para todos os Açorianos, pois com este reconhecimento sabem que podem confiar no seu sistema de emergência pela sua eficiência e qualidade”.

“Com esta distinção, os Açores afirmam-se também internacionalmente como um destino turístico seguro”, frisou Rui Luís.

O prémio foi anunciado numa cerimónia realizada em Budapeste, que contou com a presença do Presidente do SRPCBA, Carlos Neves, que representou os Açores naquele que é o evento mais importante na Europa no que respeita ao reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo número de emergência 112.

O sistema implementado nos Açores, nomeado na categoria ‘Remarkable Public Safety Answering Point (PSAP) Achievement’, que visa reconhecer um feito extraordinário na área das chamadas de emergência que contribua para a segurança dos cidadãos e para o progresso da segurança pública, foi considerado o melhor da Europa em 2017.

Neste evento, a EENA – European Emergency Number Association distinguiu o sistema de gestão, despacho e comunicação utilizado nos Açores pelas suas caraterísticas únicas, nomeadamente pela dispersão geográfica e pela forma como foi pensado para que o atendimento e resposta em situações de emergência sejam funcionais, mesmo com o atendimento centralizado numa única ilha.

A linha de emergência médica 112, localizada na sede do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, tem associada a Triagem Telefónica de Manchester, um sistema integrado de aconselhamento, o apoio e a gestão de evacuações médicas aéreas e marítimas, assim como a nova rede de telecomunicações, que recentemente também foi considerada um modelo e um caso de estudo internacional.

A EENA distingue anualmente indivíduos e organizações que se destaquem na melhoria e promoção do número de emergência europeu – 112.

Esta associação europeia, que visa contribuir para melhorar o funcionamento dos serviços de emergência para os cidadãos, integra mais de 1.300 representantes de serviços de emergência em oito dezenas de países de todo o mundo, 90 soluções, 11 associações e organizações internacionais, mais de 200 deputados do Parlamento Europeu e cerca de uma centena de investigadores.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores candidatou-se pela primeira vez a este galardão.

GaCS/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top