Home / Saude / “Açorianos penalizados por más políticas na Saúde”, diz Duarte Freitas
“Açorianos penalizados por más políticas na Saúde”, diz Duarte Freitas

“Açorianos penalizados por más políticas na Saúde”, diz Duarte Freitas

O presidente do PSD/Açores considerou  ser “urgente” que o governo regional “resolva os graves problemas de acesso aos serviços de saúde que se verificam atualmente em Santa Maria e em diversas outras ilhas”.

Duarte Freitas, que falava à comunicação social no final de uma visita à Unidade de Saúde da ilha de Santa Maria, lembrou que os marienses, como muitos outros açorianos, “estão a ser muito penalizados com a falta de deslocações de especialistas aos centros de saúde”.

De facto, salientou o presidente do PSD/Açores, “em 2012 realizaram-se em Santa Maria quase cinco mil consultas de médicos especialistas. Em 2013 esse número desceu para cerca de 700, o que representa uma diminuição de cerca de 75 por cento. Este ano de 2014 as deslocações de especialistas a Santa Maria estão praticamente a zero”.

Para Duarte Freitas, “os açorianos que se encontram sem consultas não têm culpa das más decisões do governo regional, nem da sua incapacidade para dialogar e assegurar um acordo que acautele a qualidade da prestação de cuidados de saúde aos açorianos de todas as ilhas”.

Duarte Freitas apelou, por isso, a que “governo regional e sindicatos se entendam para que desse diálogo possa ser reiniciada a deslocação de especialistas às ilhas necessitadas, servindo dessa forma os açorianos e poupando dinheiro ao erário público, na medida em que é mais humano e tem menores custos deslocar os médicos em vez dos doentes”.

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top