Ultimas
Home / Destaque / ADELIAÇOR celebrou 20º aniversário em São Jorge
ADELIAÇOR celebrou 20º aniversário em São Jorge

ADELIAÇOR celebrou 20º aniversário em São Jorge

A ADELIAÇOR, Associação para o Desenvolvimento Local de Ilhas dos Açores, foi constituída em 1994 e está a celebrar 20 anos este mês, tendo estado na passada semana a comemorar o seu aniversário numa celebração que juntou os associados da ilha de São Jorge, uma das ilhas onde tem intervenção, a juntar às ilhas do Pico, Faial, Flores e Corvo.

A ADELIAÇOR destina-se a apoiar e promover o desenvolvimento local das ilhas onde tem intervenção, tendo vindo a candidatar-se desde 1996 à gestão de fundos comunitários Leader II, Leader + e atualmente ao eixo 3 do PRORURAL.

Luís Botelho, presidente da ADELIAÇOR, salientou que se aproximam muito também do desenvolvimento do meio rural e da promoção dos produtos regionais de qualidade.

 Em São Jorge realizaram visitas a diversas entidades e infra-estruturas. “Visitámos empresas na área da prestação de serviços da agricultura, um produtor que adquiriu máquinas agrícolas e viaturas para prestar serviços, visitámos parques infantis, visitámos irmandades do Espírito Santo que através da remodelação das suas cozinhas e das suas infra-estruturas irão permitir um melhor serviço às suas populações”, referiu o presidente da associação, acrescentando que São Jorge tem “um leque muitíssimo variado” e que espera que “as pessoas continuem a apostar nestas candidaturas”.

A ADELIAÇOR conta com cerca de 94 associados de diferentes áreas, sendo que em São Jorge os associados são as Juntas de Freguesia, os dois Municípios e também alguns associados particulares.

“Esperemos que a gestão do próximo Quadro Comunitário (2014-2020) seja ainda mais uma mais-valia para as ilhas da nossa área de intervenção”, frisou o presidente.

Luís Botelho referiu ainda que espera que “São Jorge tenha um papel muitíssimo importante porque tem características ímpares, tem rotas que poderão ser criadas, sejam históricas, sejam na rota do queijo, sejam em outras áreas de intervenção e isso será certamente uma aposta da direção desde que apareçam essas candidaturas”.

Presente também nesta cerimónia em conjunto com os vários associados esteve Luís Silveira. O Município das Velas é um dos associados da ADELIAÇOR e o autarca referiu que apesar de a autarquia ainda nunca ter apresentado uma candidatura através dos programas da Adeliaçor, já se está a preparar para muito em breve o fazer, pretendendo com isto ajudar outro associado que são as juntas de Freguesia.

“A autarquia prepara-se neste momento para muito em breve apresentar em reunião de câmara uma proposta no sentido de ajudar outras entidades que são sócias da ADELIAÇOR, as Juntas de Freguesia do concelho das Velas”, para que também elas possam “beneficiar destes programas de candidatura em que muitas vezes as Juntas de Freguesia têm dificuldades, nomeadamente na parte técnica”, sendo que “também vamos dar um apoio financeiro que vise as Juntas terem capacidade financeira para poderem fazer candidaturas”.

Liliana Andrade/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top