Home / Destaque / Aeródromo de São Jorge está sem Observador Meteorológico há quase uma semana (c/áudio)
Aeródromo de São Jorge está sem Observador Meteorológico há quase uma semana (c/áudio)

Aeródromo de São Jorge está sem Observador Meteorológico há quase uma semana (c/áudio)

O Aeródromo de São Jorge está sem Observador meteorológico há quase uma semana. É a própria SATA que tem assegurado o serviço de meteorologia que é fornecido à tripulação dos aviões que entram e saem da ilha.

Até hoje apenas foi cancelado um voo, por condições meteorológicas adversas, mas de acordo com o Responsável pelo IPMA na região as operações no aeródromo de São Jorge podem estar a ser postas em causa pela ausência deste funcionário.

Mesmo assim, o IPMA não garante para já o envio de um funcionário qualificado para a ilha.

O único observador meteorológico da Torre de Controle do Aeródromo de São Jorge está ausente do serviço desde o dia 24 de outubro por motivo de doença súbita.

De acordo com Diamantino Henriques, responsável pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera nos Açores, é a própria SATA que está a assegurar o serviço em causa.

A situação ganha outros contornos quando Diamantino Henriques diz que existe uma obrigatoriedade de a Torre de Controle ter um observador meteorológico, sendo que as operações podem ser condicionadas pela sua ausência.

Diamantino Henriques adiantou também à RL Açores que ainda não foi disponibilizado um funcionário do IPMA para vir substituir o Observador ausente de São Jorge, mas garante que a hipótese está a ser estudada e que até esta quarta-feira o IPMA poderá enviar alguém para a ilha, mas ainda sem garantias.

O IPMA admite precisar de mais um funcionário em São Jorge, sendo que de momento decorrem os trâmites legais de um procedimento concursal que decorreu por mobilidade interna, sendo que neste momento estão a ser analisadas as candidaturas e após todo o processo, apenas se estima que haja mais um Observador Meteorológico em São Jorge para meados do próximo ano, tal como adiantou o responsável pelo IPMA na região.

 

 

 

 

Liliana Andrade/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top