Home / Destaque / ALRAA aprova mais um voto de congratulação pelos prémios conquistados pela Santa Catarina e pela Classificação das Fajãs de São Jorge como Reserva da Biosfera
ALRAA aprova mais um voto de congratulação pelos prémios conquistados pela Santa Catarina e pela Classificação das Fajãs de São Jorge como Reserva da Biosfera

ALRAA aprova mais um voto de congratulação pelos prémios conquistados pela Santa Catarina e pela Classificação das Fajãs de São Jorge como Reserva da Biosfera

Desta vez os votos de congratulação aprovados por unanimidade pelo parlamento regional vieram da bancada socialista, tal como já tinha sido anunciado ontem pela deputada Paula Bettencourt.

A deputada socialista eleita por São Jorge começou por exaltar os prémios conquistados pela Indústria Conserveira de Santa Catarina no Concurso Nacional de Conservas de Pescado, realizado em Santarém, a 18 de março, organizado pelo Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas.

A conserveira jorgense ganhou, pelo quinto ano consecutivo, o Prémio “O Melhor dos Melhores”, com o Filete de Atum em Azeite com Gengibre, conferindo ao produto da gama de especialidade da Santa Catarina “a conserva de maior excelência”.

A deputada socialista relembrou “a propósito, que esta conserveira, no ano transato conquistou um galardão internacional, alcançando 2 Estrelas no Great Taste Award, com o Filete de Atum com Sementes de Funcho e com o Filete de Atum em Azeite Biológico em frasco de vidro, espelhando o reconhecimento de produtos de referência e de excelência, certificados pela natureza, com qualidades devidamente reconhecidas no mercado internacional”.

Desta forma, a Assembleia Legislativa Regional congratulou-se “pela conquista de prémios em quatro dos produtos que Santa Catarina apresentou no 5º Concurso Nacional de Conservas de Pescado, incluindo, pelo quinto ano consecutivo, o Prémio “O Melhor dos Melhores”.”

Um congratulação que “é extensiva a todos os funcionários e administradores pelo trabalho desenvolvido, promovendo a qualidade e a inovação na produção das conservas de atum e que culminou com o reconhecimento da excelência dos produtos conferindo uma honra digna de ser relevada, projetando o nome da Ilha de São Jorge e dos Açores”, tal como previa o voto aprovado por unanimidade esta quinta-feira.

Fajãs de São Jorge são Reserva da Biosfera

Também tal como já tinha acontecido na quarta-feira, mas com um voto da bancada do PSD, a Assembleia Legislativa Regional voltou a provar por unanimidade um voto de congratulação pela classificação das Fajãs de São Jorge como Reserva da Biosfera, desta feita apresentado pelo PS.

Coube à deputada Paula Bettencourt a sua apresentação, enaltecendo a importância desta classificação.

“A sua classificação como Reserva da Biosfera constitui, assim, uma oportunidade de afirmação à escala global, acrescentando valor económico aos produtos e serviços gerados em São Jorge, ostentando a chancela de qualidade da UNESCO”, afirmou a parlamentar.

De acordo com Paula Bettencourt, “o inegável valor do património natural e cultural de São Jorge e das suas fajãs, em particular, é merecedor desta designação internacional da UNESCO, que reconheceu também a excelência da candidatura açoriana, defendendo que os relevantes valores naturais, paisagísticos e culturais presentes nestes territórios devem ser potenciados enquanto elementos incontornáveis da animação e a promoção turística da Região, enquanto Destino de Natureza”.

Tal como pretendido, “a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores congratula-se pela classificação das Fajãs de S. Jorge como Reserva da Biosfera pela UNESCO, conferindo à ilha de S. Jorge e às suas Fajãs esta designação internacional, como património natural e cultural único, no contexto da Região, com enorme potencial de projeção no exterior e de geração de riqueza”.

O Grupo Parlamentar do PSD associou-se a ambos estes votos pelo deputado António Pedroso, que relembrou que já ontem o PSD tinha apresentado dois votos de igual teor.

Liliana Andrade/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top