ALRAA aprova voto de congratulação pela atribuição do prémio “American Dream” a empresário jorgense

A Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade esta quinta-feira um voto de congratulação do grupo parlamentar do PSD Açores pela atribuição do prémio “American Dream” a um empresário de origem jorgense.

António Pedroso leu o voto de congratulação e enalteceu o trabalho realizado pelo emigrante jorgense Luís pedroso, natural da Ribeira da Areia, Freguesia do Norte Grande, que recebe agora este prestigiado prémio.

“Luís Pedroso é, atualmente, o presidente e fundador da empresa Accutronics e um dos dois filantropos que permitiu a criação de um centro de estudos portugueses na Universidade de Massachusetts em Lowell para o qual doou 850 mil dólares para fundar o referido centro, em nome dos pais Hélio e Amélia Pedroso, como homenagem à sua coragem.”

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista associou-se a este voto de congratulação, tendo o deputado socialista eleito por São Jorge Rogério Veiros enaltecido o trabalho desenvolvido por este emigrante, destacando igualmente o orgulho sentido por “tantos outros emigrantes que levam mais longe o nome da região”.

Luís Pedroso partiu com a família para a Califórnia com apenas 9 anos, à semelhança de muitos dos seus vizinhos e amigos, tendo apenas com 24 anos de idade, no ano de 1984, criado o seu próprio negócio.

No ano de 2000 a sua empresa sustentava 160 postos de trabalho. No entanto, a sua ambição não parou por aqui, Pedroso vendeu essa mesma empresa e fundou em conjunto com os irmãos uma nova empresa na mesma área de componentes eletrónicos, a Accutronics.

O empresário de origem jorgense recebe, assim, hoje, o prémio “America Dream” do International Institute of New England, uma instituição que presta apoio a imigrantes e refugiados no Estado da Nova Inglaterra desde 1918.

Liliana Andrade/RL Açores

Deixe uma resposta