Home / Açores / Alteração do PROAMAF aumenta valor do investimento comparticipável na eletrificação das explorações agrícolas
Alteração do PROAMAF aumenta valor do investimento comparticipável na eletrificação das explorações agrícolas

Alteração do PROAMAF aumenta valor do investimento comparticipável na eletrificação das explorações agrícolas

O Secretário Regional da Agricultura e Floresta anunciou esta terça-feira, no Faial, uma alteração do PROAMAF, um programa de apoio à modernização do setor agrícola e florestal, para permitir o “aumento do valor do investimento comparticipável nas eletrificações das explorações agrícolas”.

O atual valor de três mil euros vai passar para 15 mil euros, o que, segundo João Ponte, possibilitará que “muitos agricultores possam usufruir deste apoio no sentido de mais rapidamente colocarem eletricidade nas suas explorações”.

“Esta era uma reivindicação antiga das associações agrícolas e vamos, assim, ao encontro dessa expetativa”, frisou João Ponte.

O titular da pasta da Agricultura, que falava à margem da inauguração de um caminho agrícola no Faial, salientou ainda a aprovação, no último Conselho do Governo, de uma alteração ao SAFIAGRI III, uma linha de apoio criada para diminuir os encargos mensais das explorações agrícolas, aumentando de 80 milhões para 140 milhões de euros o valor do volume de empréstimos apoiáveis.

“Isso vai permitir que muitas candidaturas que ficaram de fora na primeira fase possam ser agora apreciadas e despachadas no sentido de apoiarmos também os juros de investimentos que forem feitos na modernização do setor agrícola”, afirmou o Secretário Regional.

Para João Ponte, “esta é mais uma medida do Governo Regional que é executada apenas com fundos próprios e que é também um contributo importante na ajuda aos agricultores nesta fase de baixa dos rendimentos devido à conjuntura europeia e internacional”.

GaCS/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top