Home / Destaque / Alunos da EBS da Calheta entregam 4 mil rolhas no Jardim Botânico do Faial
Alunos da EBS da Calheta entregam 4 mil rolhas no Jardim Botânico do Faial

Alunos da EBS da Calheta entregam 4 mil rolhas no Jardim Botânico do Faial

O Diretor Regional do Ambiente revelou no sábado que o Jardim Botânico do Faial, no âmbito da campanha de recolha de 100 mil rolhas para reutilizar como substrato para as cerca de sete mil espécies do novo Orquidário dos Açores, já recebeu 55 mil rolhas de cortiça.

O número foi agora atingido com a entrega de cerca de 4.000 rolhas pelos alunos da turma do 8.º ano da Escola Básica e Secundária da Calheta, na ilha de São Jorge.

Hernâni Jorge agradeceu a iniciativa dos estudantes, destacando a importância do Jardim Botânico do Faial para a preservação e divulgação da flora endémica dos Açores, nomeadamente através do Banco de Sementes, onde se encontram preservadas mais de metade das 75 espécies endémicas, apresentando viabilidade germinativa.

O Diretor Regional do Ambiente revelou aos alunos que se prevê atingir brevemente a preservação de “cerca de cerca de 80 por cento de todas as plantas endémicas” do arquipélago, “perpetuando assim o mais possível a biodiversidade” dos Açores.

Entre as espécies endémicas mais raras, Hernâni Jorge salientou que se encontram três orquídeas que vão integrar o novo Orquidário dos Açores, em instalação no Jardim Botânico do Faial, convidando os alunos a estar presentes na inauguração.

O novo Orquidário dos Açores vai acolher a coleção de orquídeas cedida à Região pela família finlandesa Ranta, que está ao nível das melhores coleções do mundo, sendo considerada a segunda melhor da Europa.

A cortiça é um produto que resulta da casca do sobreiro, o que significa que é um tecido vegetal 100% natural.

Retirada a cada nove anos, sem que nenhuma árvore seja cortada, a cortiça dá origem a uma infinidade de produtos, sendo a rolha um dos principais.

As rolhas de cortiça podem ser entregues nos Centros Ambientais e nos Parques Naturais dos Açores.

GaCS/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top