Alunos estrangeiros inseridos no projeto Comenius recebidos nos Paços do Concelho

Na passada sexta-feira decorreu no salão nobre dos Paços do Concelho uma recepção aos alunos do projeto Comenius que realizaram a sua visita a são Jorge, após alguns alunos Escola Básica e Secundária de Velas já terem também viajado até à Polónia no âmbito deste mesmo projeto.

Rui Moreira, presidente do Conselho Executivo da EBS de Velas, fez saber que isto foi o “culminar e o fim, praticamente, do último meeting deste projeto comunitário, do Comenius, aqui em São Jorge com todos os países participantes deste projeto, nomeadamente, a Polónia, Turquia, a Inglaterra e o nosso país, representado pela Escola Básica e Secundária das Velas”.

“Para nós foi muito gratificante ter estas pessoas ao longo de uma semana aqui, uma vez que em vários projetos comunitários em que participámos é a primeira vez que alguém vem a São Jorge”, frisou Rui Moreira.

O presidente do Conselho Executivo ressalvou o sucesso desta visita dos alunos e professores estrangeiros inseridos neste projeto a São Jorge, dizendo mesmo que “eles vão encantados com a beleza de São Jorge e dos Açores em geral”.

Rui Moreira fez anda saber que para o próximo ano lectivo a EBS de Velas estará inserida num novo projeto chamado “Erasmus +”, tendo já apresentado à União Europeia cinco candidaturas.

“Estes projetos comunitários Comenius acabaram, foram subistituidos por um novo projeto comunitário chamado Erasmus + e, neste momento, temos cinco candidaturas submetidas à União Europeia para serem aprovadas”, explicou Rui Moreira, acrescentando ainda que “na eventualidade de todas elas serem aprovadas, isto significa que a partir de setembro ou Outubro de 2014 entraremos em cinco projetos simultaneamente”.

Também Luís Silveira, presidente do município velense, mostrou-se muito satisfeito em receber estes alunos na Câmara Municipal, afirmando mesmo que “é notório o fascínio que tem por São Jorge após conhecerem a ilha”.

“A riqueza que nós temos a vários níveis quer sejam culturais, quer sejam recreativos, a nossa gastronomia, a nossa cultura” são aspectos que potenciam “o fascínio total de quem nos visita”, neste caso estes alunos, havendo “uma grande apetência em voltar com as famílias”, salientou Luís Silveira.

O autarca referiu ainda que “este tipo de projetos faz todo o sentido”, sendo um grande contributo para unir a Europa e podendo mais tarde “trazer alguma rentabilidade em termos económicos e turísticos para o nosso concelho e para a nossa ilha”.

Liliana Andrade/RL Açores

Deixe uma resposta