Home / Desporto / Ana Cunha anuncia disponibilização do Roteiro dos Miradouros no próximo ano
Ana Cunha anuncia disponibilização do Roteiro dos Miradouros no próximo ano

Ana Cunha anuncia disponibilização do Roteiro dos Miradouros no próximo ano

A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas anunciou esta terça-feira, em São Jorge, que o Governo dos Açores está a trabalhar na conceção de um Roteiro dos Miradouros, que irá disponibilizar durante o próximo ano.

Ana Cunha salientou que se trata da “conceção e disponibilização para uso público de uma plataforma eletrónica e aplicação móvel que tornará possível o acesso a sugestões de circuitos de miradouros, com recurso a georreferenciação do miradouro e do utilizador, disponibilizando ainda conteúdos informativos, bem como fotografias dos principais miradouros da Região”.

A Secretária Regional falava, nas Velas, na cerimónia de apresentação dos estudos prévios de requalificação de miradouros de São Jorge, que também contou com a presença da Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo, Marta Guerreiro.

Na sua intervenção, Ana Cunha adiantou que “aos miradouros integrados neste Roteiro será associada a identificação das suas principais caraterísticas, nomeadamente as infraestruturas de apoio, como sanitários, zona de merendário, referência a acessibilidades e estacionamento”, entre outras.

Ana Cunho acrescentou que todos os miradouros incluídos neste Roteiro “estarão identificados e terão disponível um ‘QR Code’ para que os visitantes possam aceder à plataforma no local, caso não tenham descarregado a aplicação móvel disponibilizada”.

“Estou certa que esta será mais uma ferramenta útil ao dispor de todos, complementando a informação existente e acrescentando valor à oferta que os Açores já disponibilizam”, afirmou Ana Cunha.

Na ilha de São Jorge serão alvo de requalificação, ao longo de 2018, o Miradouro da Transversal, com 900 m2, o Miradouro das Pedras Brancas, com 400 m2, e o Miradouro situado na Rua de Baixo, com 400 m2, adiantou a titular da pasta das Obras Públicas, acrescentando que “os trabalhos de requalificação, que representam um investimento de cerca de 200 mil euros, serão executados de forma sequencial durante o ano de 2018, estando a sua conclusão também prevista no decurso desse ano”.

A Região possui atualmente uma vasta rede de miradouros em todas as ilhas, num total de 100, mas este é um número que o Governo dos Açores “espera que venha a crescer, até porque é muito fácil passear por qualquer ilha e descobrir novos pontos com vistas magníficas para contemplar”, afirmou a Secretária Regional.

Desde 2012 o Governo dos Açores tem tido uma intervenção ativa na requalificação das zonas onde essa necessidade se manifesta.

“Esta requalificação passa, não só pelo embelezamento do espaço público, mas também pela melhoria das acessibilidades para todos os que pretendam usufruir destes espaços, para todos os vivem, mas também para todos os que nos visitam”, sublinhou Ana Cunha.

A Secretária Regional frisou que, sendo os miradouros dos Açores “uma verdadeira marca da nossa identidade”, a requalificação destes espaços “torna-se, além de uma obrigação, um ponto de honra para o Governo dos Açores”.

“Com este tipo de intervenções, realizadas ou a realizar em todas as ilhas, o Governo dos Açores contribui para que estejam asseguradas condições para a contemplação e vivência daquilo que é mais precioso na nossa Região e daquilo que ela tem de mais precioso para oferecer: a natureza”, frisou.

Dessas condições fazem parte as boas acessibilidades, espaços condignos, edifícios e equipamentos públicos “com a qualidade que a população açoriana merece e que aqueles que nos visitam também procuram”, salientou Ana Cunha.

GaCS/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top