Home / Destaque / António Pedroso e Catarina Cabeceiras questionam Governo sobre acessibilidades, posto de turismo e qualificação de ativos em S.Jorge – André Rodrigues enaltece crescimento da ilha e crescente responsabilidade no setor do turismo (c/áudio)
António Pedroso e Catarina Cabeceiras questionam Governo sobre acessibilidades, posto de turismo e qualificação de ativos em S.Jorge – André Rodrigues enaltece crescimento da ilha e crescente responsabilidade no setor do turismo (c/áudio)

António Pedroso e Catarina Cabeceiras questionam Governo sobre acessibilidades, posto de turismo e qualificação de ativos em S.Jorge – André Rodrigues enaltece crescimento da ilha e crescente responsabilidade no setor do turismo (c/áudio)

No âmbito da interpelação do PS ao Governo Regional sobre o setor do Turismo, foram muitas as questões levantadas pelos deputados jorgenses, nomeadamente António Pedroso do PSD, e Catarina Cabeceiras, do CDS-PP. Já André Rodrigues, deputado socialista, optou por enaltecer as estatísticas de crescimento do setor na ilha de São Jorge, não esquecendo, porém, as responsabilidades que esses números trazem para a ilha.

Ora, António Pedroso, começou por questionar a Secretária Regional do Turismo, Marta Guerreiro, sobre a situação das acessibilidades aéreas, afirmando que nesse sentido “o verão foi caótico”. António Pedroso questionou ainda sobre vários aspetos funcionais do setor em São Jorge, com grande destaque para as condições do Posto de Turismo das Velas, também para as condições em que trabalham os funcionários do Turismo no aeroporto da Ilha.

O deputado social-democrata lamentou ainda que não haja mapas impressos dos trilhos de São Jorge.

O parlamentar aproveitou ainda para questionar a Secretária Regional sobre uma possível intervenção no Miradouro das Velas, dizendo que é o que se encontra em piores condições.

Ora, Marta Guerreiro respondeu a António Pedroso e disse que relativamente ao Posto de Turismo das Velas, o mesmo vai ser intervencionado, estando já negociado com o Presidente da Câmara Municipal o espaço em causa.

Relativamente à questão dos mapas dos trilhos, a Secretária Regional do Turismo diz que a recomendação é a mesma para todas as ilhas – a utilização da aplicação para telemóvel.

Também a deputada do CDS-PP, Catarina Cabeceiras, questionou a Secretária Regional do Turismo relativamente às acessibilidades mas desta vez com mais ênfase para as acessibilidades marítimas, voltando a insistir naquela que é uma proposta já antiga do CDS, a de ter um barco sediado nas Velas para fazer a ligação com as ilhas do Pico e Faial. No que diz respeito às acessibilidades aéreas Catarina Cabeceiras questionou se a situação iria ser repensada para o próximo ano.

A deputada do CDS-PP aproveitou ainda para questionar Marta Guerreiro sobre a Bienal de Turismo Rural, questão à qual não obteve resposta.

Tal como já tinha sido também questionado por António Pedroso, Catarina Cabeceiras questionou a Secretária Regional do Turismo sobre a formação de ativos no setor na ilha de São Jorge, tentando perceber em que moldes a mesma se vai realizar.

O Posto de Turismo foi também um dos assuntos levantados pela parlamentar do CDS-PP mas neste caso quanto aos profissionais que lá trabalham.

Ora, Marta Guerreiro começou por dar uma resposta mais abrangente no que toca às acessibilidades aéreas.

Quanto aos recursos humanos do Posto de Turismo das Velas, a Secretária Regional fez saber que neste momento está a ser dada formação a guias da natureza na ilha de São Jorge.

O deputado socialista eleito pela ilha de São Jorge, André Rodrigues, optou por fazer uma leitura das estatísticas quanto ao crescimento do setor do turismo na ilha, dizendo que o PS faz um balanço positivo do setor do turismo a nível geral.

André Rodrigues enalteceu ainda as mais-valias que este crescimento trouxe para a ilha de São Jorge num curto espaço de tempo.

Crescimento, esse, que se traduz em maior responsabilidade de acordo com o parlamentar socialista.

André Rodrigues deixou ainda uma questão à Secretária Regional do Turismo, pretendendo saber o que está o Governo Regional a fazer para garantir uma melhor qualificação do destino Açores e nomeadamente da ilha de São Jorge.

Liliana Andrade/RL Açores

Imagem de destaque: ©Direitos Reservados

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top