Home / Açores / Aposta na formação pretende dignificar profissão de pescador, afirma Diretor Regional das Pescas
Aposta na formação pretende dignificar profissão de pescador, afirma Diretor Regional das Pescas

Aposta na formação pretende dignificar profissão de pescador, afirma Diretor Regional das Pescas

O Diretor Regional das Pescas destacou, no Pico, a aposta do Governo dos Açores nos cursos de formação de pescador como uma via para “dignificar a profissão”, defendendo que os pescadores “devem ser bem preparados para o trabalho no mar”.

Luís Rodrigues, que falava à margem de uma aula do curso de pescador que está a decorrer em S. Roque do Pico, salientou ainda que o acesso à atividade da pesca “deve ser mais criterioso”.

O Diretor Regional frisou que o investimento na formação de pescadores “está em linha com o programa do Governo dos Açores”, salientando que pretende “capacitar os profissionais da pesca para valorizarem mais o produto do seu trabalho e gerirem melhor os recursos que exploram”.

O curso de pescador que está a decorrer na ilha do Pico, com uma duração de 220 horas, abrange duas dezenas de formandos e aborda temáticas como códigos de conduta, manuseamento de pescado, segurança e primeiros socorros, tecnologia de pesca, legislação, natação e remo, marinharia e conceitos de navegação.

Luís Rodrigues recordou que “há quatro anos que não se realizava nenhuma atividade formativa no Pico”, acrescentando que este curso representa “mais um passo para a capacitação dos ativos da pesca” em todo o arquipélago.

O Diretor Regional salientou a importância do modelo de formação descentralizado dos cursos de pescador nos Açores, referindo que estão previstas para este ano mais iniciativas formativas para a atribuição de competências nas pescas nas ilhas de S. Jorge, Faial e S. Miguel.

Este curso de pescador é organizado pela Direção Regional das Pescas e conta com a colaboração da Direção Regional dos Assuntos dos Mar, da Inspeção Regional das Pescas, da LOTAÇOR, da Câmara Municipal de S. Roque e da Associação de Armadores da Pesca Artesanal da Ilha do Pico.

GaCS/RL Açores

Imagem: ©Direitos Reservados

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top