Home / Açores / Aprovada proposta do PSD para criação do Museu do Parlamento 
Aprovada proposta do PSD para criação do Museu do Parlamento 

Aprovada proposta do PSD para criação do Museu do Parlamento 

 

A Assembleia Legislativa aprovou esta quarta-feira uma proposta do PSD/Açores para a criação do Museu do Parlamento, na cidade da Horta, comemorando os 40 anos da Região Autónoma, que se assinalam em 2016.

A votação desta iniciativa contou com votos favoráveis de todos os partidos com acento parlamentar n plenário, à exceção do PS que se absteve.

O projeto aprovado visa “a instalação progressiva e multidisciplinar de um núcleo formal e virtual de caráter museológico e pedagógico sobre o percurso histórico e a importância atual da Região Autónoma dos Açores, destacando a Assembleia Legislativa como seu primeiro órgão de governo próprio”, como explicou o deputado José Andrade.

O parlamentar apresentou a iniciativa justificando a conveniência “de recentrar e afirmar a importância política do Parlamento dos Açores na consciência e no quotidiano do povo açoriano”, contribuindo também para a “tão necessária pedagogia autonómica junto das atuais e futuras gerações açorianas”.

“Os 40 anos da autonomia política e as Bodas de Prata da sede parlamentar justificam a oportuna criação de um Museu do Parlamento, que pressupõe, essencialmente, a instalação de um núcleo formal nas instalações da Assembleia Legislativa, para exposição permanente e sistematizada de informações e imagens sobre o percurso histórico e a caracterização atual da Região Autónoma dos Açores e do seu primeiro órgão de governo próprio, de uma forma atrativa e dinâmica”, explicou o deputado do PSD.

José Andrade acrescentou que o projeto prevê igualmente a presença interativa do “Museu do Parlamento” no sítio oficial da Assembleia Legislativa, com a possibilidade de realização de visitas virtuais, “neste caso especialmente para os nossos concidadãos das outras ilhas, do continente português e da diáspora açoriana”.

O parlamentar social-democrata avançou que, “operacionalmente, a conceção, instalação e manutenção do museu serão asseguradas pelos meios próprios da Assembleia Legislativa, em parceria com outras entidades públicas ou privadas, por decisão da Mesa e mediante parecer de um Conselho Consultivo a constituir por um Deputado de cada Partido com representação parlamentar”.

A proposta foi acompanhada pelos pareceres favoráveis de seis anteriores presidentes do parlamento regional, nomeadamente, Álvaro Monjardino, Reis Leite, Humberto Melo, Dionísio Sousa, Fernando Menezes e Francisco Coelho, “aos quais a atual presidente acrescentou também um contributo importante para o aperfeiçoamento possível da iniciativa proposta”, referiu o deputado.

A iniciativa social-democrata prevê iniciar formalmente, até ao final da presente legislatura, a implementação faseada do projeto que, segundo o deputado José Andrade, “já não é só do PSD mas de todo o Parlamento dos Açores”.

GI PSD Açores/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top