Home / Destaque / Armando Teixeira é o vencedor do Azores Trail Run – Triangle Adenture – Fajãs de São Jorge foram palco da 2ª etapa (c/áudio)
Armando Teixeira é o vencedor do Azores Trail Run – Triangle Adenture – Fajãs de São Jorge foram palco da 2ª etapa (c/áudio)

Armando Teixeira é o vencedor do Azores Trail Run – Triangle Adenture – Fajãs de São Jorge foram palco da 2ª etapa (c/áudio)

Armando Teixeira foi o vencedor do Azores Trail Run – Triangle Adventure. Após o polaco Kamil Lesniak ter vencido a primeira etapa na ilha do Pico, no Trail Da Vinha à Montanha, Armando Teixeira venceu as outras duas etapas, nomeadamente o Trail das Fajãs, em São Jorge, no sábado, e, o Trail dos Vulcões, na ilha do Faial, este domingo.

Já a primeira mulher a cortar a meta nas três etapas, sendo assim a grande vencedora feminina nesta prova foi Lucinda Sousa, a campeã nacional de Trail Run.

A RL Açores esteve a acompanhar a segunda etapa na ilha de São Jorge e assistiu à partida dos cerca de 80 atletas pelas 11:30 no dia de sábado para o Trail das Fajãs.

A segunda etapa da prova de trail run começou no complexo vulcânico mais antigo da ilha, em S. Tomé no Topo, percorrendo de seguida algumas fajãs da costa sul.
Do sul para o norte, iniciou-se a descida à Fajã da Caldeira de Santo Cristo, terminando na Fajã dos Cubres.

Nem o desgaste do dia anterior, dia em que se realizou a primeira etapa da prova, na ilha do Pico, fez com que os atletas abrandassem o ritmo.

E o primeiro a cortar a meta foi um português. Armando Teixeira demorou 2 horas e 37minutos a percorrer os cerca de 30 km deste ultra trail.

Uma experiência que o atleta quer repetir, mas com passagem por mais ilhas, como sugeriu.
A completar o pódio masculino, em segundo lugar ficou o polaco

Kamil Leśniak, que tinha sido primeiro no ultra trail do Pico e o terceiro atleta a chegar foi outro português, Miguel Silva.

Já no que respeita ao pódio feminino, Lucinda Sousa, a campeã nacional de trail, foi a primeira mulher a cortar a meta na Fajã dos Cubres. Demorou 3h e 21 minutos, mas para Lucinda o tempo não foi o mais importante, mas sim a beleza da ilha e a prova em si.

Na hora em que chegavam os primeiros atletas o balanço da organização não podia ser melhor, como fez saber Mário Leal.

Uma prova que a organização espera que seja para continuar, ressalvando que são precisos muitos apoios e aspetos a melhorar por parte de algumas entidades.

Mesmo depois das condições meteorológicas que fizeram com que houvesse algumas modificações nas provas, nomeadamente no Trail da Vinha à Montanha, em que os atletas acabaram por não subir à Montanha do Pico, a organização faz um balanço positivo do evento, cuja segunda etapa teve como palco as fajãs de São Jorge.

Já na última etapa, o Trail dos Vulcões, na ilha do Faial, uma prova com 43 km, Armando Teixeira foi primeiro, conseguindo concluir a prova em 4 horas e 22 minutos e sagrando-se assim o vencedor da primeira edição do Azores Trail Run – Triangle Adventure.

Liliana Andrade/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top