Home / Local / As IPSS de São Jorge têm dado uma resposta importante à procura da população (c/video)

As IPSS de São Jorge têm dado uma resposta importante à procura da população (c/video)

O líder parlamentar do PS Açores, Berto Messias, visitou recentemente a ilha de São Jorge. Nesta visita o deputado socialista passou pelo Gabinete do Empreendedor e Agência de Emprego, reuniu com a direção do Núcleo Empresarial da ilha, visitou a Uniqueijo e ainda teve oportunidade de reunir com o provedor da Santa Casa da Misericórdia das Velas.

Berto Messias, em entrevista à RL Açores falou acerca do Roteiro Social que o PS tem vindo a desenvolver por todas as ilhas do arquipélago.

De acordo com o líder parlamentar, a intenção do partido em fazer este roteiro, prende-se com três objetivos.

“Em primeiro lugar julgo que é absolutamente fundamental a necessidade de uma política de grande proximidade, ou seja, de estarmos permanente no terreno junto das instituições, visitando em permanência os vários setores da nossa região e no caso em concreto as instituições de solidariedade social”, referiu Berto Messias.

Em segundo lugar, o deputado salientou a necessidade de perceber tendo em conta a situação económica e financeira atual “de que forma as nossas instituições têm sido chamadas a dar mais respostas a situações de carência sócio-económica.”

Por último, Berto Messias afirmou saber que “estamos num processo de alteração de paradigma até no âmbito do financiamento das IPSS na região” e desta forma o partido quis “perceber in loco de que forma é que essas instituições têm recebido estas novas regras de financiamento.”

No programa À Volta da Ilha, o líder parlamentar do PS, referiu que as IPSS estão a desenvolver um bom trabalho em todas as ilhas dos Açores, dizendo que “as instituições de solidariedade social, nas suas diversas valências nos Açores, têm grosso modo um papel importante nas respostas que dão” à população em geral.

Berto Messias destacou também o trabalho realizado pelas instituições de São Jorge, dizendo que teve oportunidade de visitar a Santa casa da Misericórdia das velas onde, em conjunto com os deputados socialistas eleitos pelo círculo de São Jorge, Rogério Veiros e André Rodrigues, puderam “analisar a forma e o impacto da alteração das regras”, revelando que o feedback que tiveram foi positivo.

“A verdade é que as IPSS em toda a ilha de São Jorge têm dado uma resposta importante à procura da população” e “São Jorge está bem servido desse ponto de vista”, referiu o deputado socialista.

Nesta entrevista, Berto Messias exaltou ainda as visitas realizadas à Agência de Emprego e ao Gabinete do Empreendedor bem como a reunião com o Núcleo Empresarial de São Jorge e a visita à Uniqueijo.

Segundo o líder parlamentar, São Jorge está num bom caminho para ultrapassar as dificuldades que se fazem sentir tanto nos Açores como no resto do país.

O deputado assegurou mesmo que, através das informações que recebeu, “parece haver aqui uma estabilização relativamente à quebra que se veio a assistir nos últimos tempos”.

“Do ponto de vista empresarial e em termos de promoção e de criação de emprego, julgo que as coisas estão no bom caminho”, frisou Berto Messias.

O parlamentar ressalvou ainda nesta entrevista que apesar dos constrangimentos sentidos na Uniqueijo, aquilo que foi transmitido à comitiva parlamentar socialista foi que “apesar dos constrangimentos e das dificuldades há um grande esforço do Governo dos Açores, da Uniqueijo e dos produtores para que seja possível haver uma estabilização relativamente às dificuldades que têm acontecido para que as coisas possam entrar num rumo certo.”

Berto Messias considerou ainda o queijo de São Jorge como “um recurso fundamental”, não só para a ilha mas também para os Açores, dizendo que a marca do queijo de São Jorge “é uma marca absolutamente incontornável para a nossa região.”

Liliana Andrade/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top