Home / Açores / Assembleia Geral do Conselho Mundial das Casas dos Açores reúne nas Flores e no Corvo
Assembleia Geral do Conselho Mundial das Casas dos Açores reúne nas Flores e no Corvo

Assembleia Geral do Conselho Mundial das Casas dos Açores reúne nas Flores e no Corvo

A XIX Assembleia Geral do Conselho Mundial das Casas dos Açores (CMCA) vai decorrer, entre 8 e 10 de setembro, nas ilhas das Flores e do Corvo, numa iniciativa que contará com a presença do Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas, Rodrigo Oliveira, em representação do Presidente do Governo.

Durante três dias, as 13 Casas dos Açores que integram o Conselho Mundial, provenientes do Canadá, Estados Unidos, Brasil, Uruguai e Portugal continental, e a Casa dos Açores das Bermudas, que participa como observadora, reúnem-se em diversas sessões de trabalho para fazer um balanço das suas atividades e analisar os principais desafios que são colocados às comunidades açorianas da diáspora.

A sessão de abertura terá lugar quinta-feira, 8 de setembro, no Museu e Auditório Municipal de Santa Cruz das Flores, com intervenções de Rodrigo Oliveira e de Rogério Medeiros, vice-presidente da Casa dos Açores de São Paulo, instituição que assume a presidência do CMCA, a que se seguirá, durante a tarde, uma sessão de trabalho dedicada à apresentação das atividades de cada uma das Casas dos Açores.

Na dia seguinte, no Museu das Lajes, realiza-se uma conferência sobre a realidade e desafios da ilha das Flores, com os presidentes das câmaras municipais das Lajes, Luis Maciel, e de Santa Cruz, José Carlos Mendes, e sobre os 40 anos de Autonomia dos Açores, proferida por Francisco Coelho, deputado regional e antigo presidente da Assembleia Legislativa.

Durante a tarde, já no Corvo, a Assembleia Geral prossegue os seus trabalhos com uma conferência sobre a realidade e desafios desta ilha, pelo presidente da Câmara Municipal, José Silva, seguindo-se a sessão de encerramento, que inclui a apresentação das conclusões da XIX Assembleia-Geral do CMCA, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

No sábado, na Fajãzinha, concelho das Lajes das Flores, terá lugar a cerimónia de atribuição de medalhas de mérito, na qual as Casas dos Açores vão homenagear diversas personalidades e instituições, além de distinguirem o ‘Produto Açoriano de Qualidade’ de 2016.

Os trabalhos da XIX Assembleia Geral do Conselho Mundial das Casas dos Açores contam com a presença, a convite do Presidente do Governo, de representantes dos partidos políticos com assento na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

O Conselho Mundial das Casas dos Açores, fundado em 1997, é constituído pelas Casas dos Açores do Norte, de Lisboa e do Algarve, em Portugal continental, do Winnipeg, do Quebeque e do Ontário, no Canadá, de Hilmar e de Nova Inglaterra, nos EUA, do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, no Brasil, e do Uruguai, sendo também membro do CMCA a Direção Regional das Comunidades.

O CMCA visa promover e desenvolver atividades que contribuam para a afirmação dos Açores e da sua diáspora, bem como para a promoção de relações sociais, culturais e económicas entre o arquipélago e os territórios onde estão inseridas cada uma das instituições que o integram.

GaCS

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top