Home / Destaque / Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Velas há 36 anos a servir a população
Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Velas há 36 anos a servir a população

Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Velas há 36 anos a servir a população

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Velas celebrou esta quinta-feira, dia 2 de Outubro, o seu trigésimo sexto aniversário, uma data que foi marcada “de forma audível” como referiu o Comandante da corporação, Hélder Melo.

Logo pela manhã foi hasteada a bandeira, sendo que ao fim do dia se procedeu a uma formatura e a um toque de sirene bem como à saída das viaturas que percorreram as ruas da vila com as sirenes a tocar de modo “a comemorar de forma audível este dia”.

Hélder Melo frisou que grande parte dos serviços dos Bombeiros velenses é ao nível da saúde, respondendo a “situações de emergências pré-hospitalares”. Os Bombeiros Voluntários das Velas estão também preparados para incêndios e acidentes de viação, apesar de não acontecerem com muita frequência e ainda para qualquer situação relacionada com condições atmosféricas adversas, tais “como inundações ou desabamento de tetos”.

O comandante destacou ainda a “existência de uma especialidade”, a equipa de salvamento de grande ângulo, que já foi chamada a intervir em algumas situações.

A nível de formação dos bombeiros, Hélder Melo salientou que “todos os bombeiros hoje em dia têm de ter formação” e que esta corporação tem apostado nisso, sendo que anualmente há formações dadas pela Proteção Civil de maneira a que os bombeiros estejam sempre aptos a desempenhar as suas funções.

O comandante da corporação referiu ainda que a nível de equipamentos” têm tudo o que é necessário e que acima de tudo tem todas as viaturas operacionais”.

Liliana Andrade/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top