Home / Destaque / Assunção Cristas confrade do Queijo de São Jorge (c/audio)
Assunção Cristas confrade do Queijo de São Jorge (c/audio)

Assunção Cristas confrade do Queijo de São Jorge (c/audio)

Como já é hábito, o feriado municipal que celebra o dia do Padroeiro São Jorge é também dia da entronização de novos confrades na Confraria do Queijo de São Jorge. Uma cerimónia em que marcou presença a Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, que veio ser entronizada nesta confraria.

Paulo Silveira, cabeça da Confraria do Queijo de São Jorge, reforçou ser importante a presença de Assunção Cristas, dando destaque e reconhecimento à agricultura da ilha.

“Tê-la connosco é uma mais-valia, para além da honra que nos dá, estamos certos que nos ajudará a contribuir para o tão necessário reconhecimento da agricultura da ilha e porque não para o da região onde estamos inseridos”, frisou Paulo Silveira.

O cabeça da Confraria do Queijo de São Jorge referiu mesmo que estava convicto de que “o queijo por cá produzido foi no passado e continua sendo um motor de desenvolvimento socioeconómico da nossa terra”.

Paulo Silveira salientou ainda que foi devido ao esforço e dedicação dos queijeiros e de quem se dedica a este setor e a tudo o que ele envolve que “se perpetuou a qualidade e o bom nome do queijo de São Jorge.”

Por seu turno, Assunção Cristas, destacou a importância dos produtos tradicionais portugueses, dizendo mesmo acreditar muito nesses produtos, “pois são eles que nos dão as raízes, a tradição, a vivacidade, a diversidade do nosso território, são eles que tornam os territórios tão interessantes”, exaltando o produto típico da ilha, o queijo de São Jorge, que como disse a Ministra da Agricultura e do Mar, “não se encontra em mais nenhuma ilha e em mais nenhuma parte do mundo produto igual”.

A Ministra mostrou grande satisfação em estar na ilha e em ter sido entronizada na Confraria, dizendo mesmo sentir-se agora “mais entusiasmada para defender o nosso Queijo de São Jorge”.

Assunção Cristas foi entronizada como Confrade Honorário, bem como António José Cavaco e João Pedroso Almada. No decorrer da cerimónia foi entronizado como Confrade Efetivo Carlos Manuel Brasil e como Confrade Noviço Marco Paulo Ramos.

Liliana Andrade/RL Açores

About admin

Scroll To Top