Atividade sísmica no Faial está a decair desde terça-feira

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que, segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), continua a ser registada alguma sismicidade numa região epicentral situada entre 37 e 46 quilómetros a oeste/noroeste da ilha do Faial, que tem estado mais ativa desde 19 de Abril.

Após o incremento na frequência sísmica verificado a partir do dia 1 de maio, a sismicidade tem vindo gradualmente a decair desde o dia 5.

Durante esta quarta-feira, até às 19:00 horas, foram registados 15 eventos.

Sob o ponto de vista geológico, a região assinalada situa-se próxima do extremo noroeste da fronteira entre a placa Eurasiática e a placa Africana (Núbia), na zona de transição para a região dominada pela fronteira de placas definida pela Crista Média Atlântica.

O CIVISA e o SRPCBA continuam a acompanhar o evoluir da situação, emitindo novos comunicados caso necessário.
O SRPCBA recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, em particular nas zonas mais vulneráveis, recomenda-se a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações.

GaCS/SRPCBA/RL Açores

Deixe uma resposta