Atlânticoline melhora resultados e reduz endividamento em 2014

A Atlânticoline apresentou as suas contas referentes ao ano de 2014, onde segundo o comunicado da empresa, é de “realçar a redução muito significativa do endividamento da mesma”. A Dívida Financeira registou uma redução de cerca de 64,6%, “sendo ainda mais relevante” a redução verificada na Dívida Comercial, na ordem dos 93,3%.

A situação equilibrada da empresa no ano 2014 permitiu ainda a redução do prazo médio de pagamentos em 89%, bem como a redução do passivo em 57%.

De acordo com o comunicado da empresa, em 2014 foi, assim, possível melhorar, substancialmente, os rácios da empresa, nomeadamente a liquidez e a rentabilidade dos capitais próprios e do ativo.

Pelo segundo ano consecutivo, os resultados líquidos da Atlânticoline aumentaram relativamente ao ano anterior, tendo-se fixado em 1,6 milhões de euros no ano 2014, o que representa um crescimento de 76% comparativamente ao exercício de 2013.

Relativamente aos resultados operacionais (antes de gastos de financiamento, amortizações e impostos) a empresa apresenta um acréscimo de 77,8% em relação ao ano transato, tendo encerrado 2014 com um resultado de cerca de 3,5 milhões de euros.

A Atlânticoline, S.A. é empresa regional de capitais exclusivamente públicos, criada em 2005 com o objetivo da prestação do serviço de transporte marítimo de pessoas e veículos e da promoção do desenvolvimento económico e social da região e do intercâmbio entre as diversas ilhas do arquipélago.

Atualmente, a empresa opera em todas as ilhas, de Santa Maria ao Corvo, com uma frota composta pela Lancha Ariel (com capacidade para 12 pessoas), pelo navio Express Santorini (com capacidade para 630 pessoas e 180 carros) e pelo navio Hellenic Wind (com capacidade para 660 pessoas e 125 carros).

No final do mês de março de 2014, a Atlânticoline iniciou as operações regulares no grupo central do arquipélago com os dois novos navios de quarenta metros, Gilberto Mariano e Mestre Simão, com o fretamento por parte da empresa Transmaçor.

GI Atlânticoline/RL Açores

Deixe uma resposta