Home / Politica / “Atual modelo de transporte marítimo de mercadorias é o melhor que já esteve em prática”, garante José Ávila
“Atual modelo de transporte marítimo de mercadorias é o melhor que já esteve em prática”, garante José Ávila

“Atual modelo de transporte marítimo de mercadorias é o melhor que já esteve em prática”, garante José Ávila

 

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista defendeu esta sexta-feira a manutenção do atual modelo de transporte marítimo de mercadorias, por considerar que este é o “melhor modelo que já esteve em prática nos Açores”, recordando que o mesmo se assume como um “incentivo às exportações”.

A posição foi defendida pelo deputado José Ávila, no plenário regional que decorre na cidade da Horta.

“Sabemos que existem várias opiniões. Sabemos que não somos donos da verdade. Sabemos que o atual sistema de transportes marítimos de cabotagem insular não será o melhor do mundo. Mas sabemos também que este modelo é o melhor que esteve em prática, até hoje, na Região Autónoma dos Açores”, garantiu o deputado socialista.

Para o parlamentar socialista, são várias as virtudes do modelo, nomeadamente o facto de este “não ter qualquer financiamento por parte do orçamento regional e por garantir o abastecimento de todas as ilhas de forma articulada entre as empresas que prestam um serviço com regularidade, continuidade, frequência e capacidade”.

“Este modelo não é só reconhecido pelo Partido Socialista. Lembro que, em comissão, quer o PSD quer os núcleos empresariais de várias ilhas, destacaram aspetos positivos, tendo o PSD chegado mesmo a caracterizar este modelo como virtuoso”, lembrou o deputado do PS.

José Ávila recordou ainda que é objetivo do modelo em prática “garantir toques regulares nas ilhas, garantindo o abastecimento e a exportação de produtos”, acrescentando que é “fundamental assegurar que os preços praticados sejam iguais para a mesma mercadoria, independentemente do porto ou ilha de destino”.

“O atual modelo é incentivador das exportações, não penaliza a competitividade das empresas regionais face às continentais, garantindo postos de trabalho e distribuição de riqueza. Não faz sentido encomendar mais um estudo que nos diga isso”, concluiu o deputado José Ávila.

GI PS Açores/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top