Home / Destaque / Aumento de vagas na creche da Santa Casa da Misericórdia das Velas é mais um passo na persecução dos objetivos do Governo, afirma Andreia Cardoso
Aumento de vagas na creche da Santa Casa da Misericórdia das Velas é mais um passo na persecução dos objetivos do Governo, afirma Andreia Cardoso

Aumento de vagas na creche da Santa Casa da Misericórdia das Velas é mais um passo na persecução dos objetivos do Governo, afirma Andreia Cardoso


 

A Secretária Regional da Solidariedade Social afirmou recentemente que o incremento de capacidade da creche da Santa Casa da Misericórdia das Velas de 35 para 53 vagas é mais um passo na persecução dos objetivos do Governo dos Açores na implementação de medidas destinadas à promoção do desenvolvimento das crianças e jovens.

Andreia Cardoso esteve quarta-feira na ilha de São Jorge, onde reuniu com a Santa Casa da Misericórdia das Velas e visitou a creche desta instituição, que teve um aumento de capacidade em 18 vagas, que já permitiu a integração de mais 10 crianças nesta resposta social.

“Nas três creches da ilha de São Jorge com protocolo com a Solidariedade Social, através do Instituto de Segurança Social dos Açores (ISSA), temos uma capacidade instalada de 125 vagas e uma frequência de 111 crianças, o que demonstra que, nesta valência destinada à infância, a ilha está muito bem servida”, disse a Secretária Regional.

Este aumento de vagas, segundo Andreia Cardoso, vai ao encontro de umas das ações previstas na primeira prioridade do plano de ação bianual da Estratégia Regional de Combate à Pobreza e Exclusão Social, nomeadamente no que respeita ao reforço do número de vagas disponíveis em creche.

“Uma das prioridades do Governo é garantir que todos, incluindo as crianças de ambientes mais vulneráveis, têm acesso a serviços públicos de qualidade e promotores de um desenvolvimento saudável, equilibrado e potenciador das suas capacidades, daí ser importante este reforço de vagas em creches, para que se possam corrigir desigualdades o mais precocemente possível e impedir a reprodução intergeracional da pobreza”, salientou Andreia Cardoso.

A titular da pasta da Solidariedade Social frisou que, no âmbito da infância e juventude, “tem sido efetuado investimento em medidas que promovam o bem-estar da criança e jovem”.

“A taxa efetiva de cobertura relativa à resposta social de creche tem vindo a crescer nos últimos anos na Região devido à forte aposta no alargamento destes equipamentos sociais”, afirmou.

O aumento de capacidade em creche na Santa Casa da Misericórdia das Velas corresponde a um aumento do apoio atribuído de cerca de 63 mil euros anuais.

Nesta deslocação a São Jorge, Andreia Cardoso também visitou as obras de reabilitação do edifício da Casa João Inácio de Sousa, cuja primeira fase, que corresponde à reabilitação da cobertura, já se encontra em execução, estando prevista a sua conclusão até ao final de setembro.

A Secretária Regional procedeu ainda à entrega de uma habitação a um agregado familiar daquela ilha, a quem foi atribuída uma moradia através de concurso para arrendamento com opção de compra.

A moradia, de tipologia T3, recentemente construída pela Região, localiza-se no loteamento dos Casteletes, na Urzelina, e corresponde a um valor de construção de 110 mil euros.

Este apoio, especialmente dirigido a famílias jovens, sustenta-se na criação de condições para que as famílias possam manter-se nas suas ilhas de origem, acedendo a uma habitação permanente, digna e segura, com uma renda acessível ao seu rendimento mensal, que pode ser adquiridas mais tarde, sendo abatido o valor de todas as rendas pagas até esse momento.

 

 

 

 

GaCS/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top