Autoridade Regional de Saúde emite diretrizes para farmácias e escolas sobre o Covid-19

A Autoridade Regional de Saúde já remeteu diretrizes a todas as farmácias dos Açores para a atuação relativamente ao novo coronavírus (Covid-19).

Os procedimentos abrangem situações nas quais a probabilidade de infeção é muito reduzida, situações em que existe algum risco e situações que podem vir a configurar um caso suspeito.

As farmácias comunitárias são um parceiro de grande relevo nesta fase de contenção da epidemia Covid-19 dada a sua proximidade aos residentes das nove ilhas dos Açores.

Os procedimentos agora divulgados resultam da colaboração com a Associação Nacional das Farmácias e com a Ordem dos Farmacêuticos.

No âmbito do trabalho desenvolvido pelo Grupo Técnico de Coordenação foram ainda divulgadas orientações para a elaboração do plano de contingência de creches, jardins de infância, escolas e outros estabelecimentos de ensino (Circular Informativa n.º 11, de 4 de março de 2020).

O Grupo Técnico de Coordenação está a preparar também apresentações para as escolas, com o objetivo de esclarecer e sensibilizar os alunos para a adoção de medidas de prevenção face à infeção pelo novo coronavírus Covid-19.

Até agora foram validados dois casos suspeitos nos Açores, tendo os resultados laboratoriais sido negativos.

A Direção-Geral da Saúde reportou esta manhã um quinto caso positivo para o Covid-19 no país.

A Autoridade Regional de Saúde reitera a necessidade de serem cumpridas todas as recomendações já tornadas públicas a este propósito, em especial a de, em caso de sintomas, não procurar um Hospital ou Unidade de Saúde, mas ligar para a Linha de Saúde Açores – 808 246 024.

Para mais informação, pode ser consultado o Portal do Governo dos Açores, em http://www.azores.gov.pt/Portal/pt/entidades/srs-drs/textoImagem/coRONAVIRUS_S1.htm, ou a página de Facebook da Direção Regional da Saúde, em https://www.facebook.com/DirecaoSaudeAcores/.

GaCS/SRS/RL Açores

Imagem: ©Direitos Reservados

Deixe uma resposta