Ultimas
Home / Saude / Avaliação do Plano Regional de Saúde revela melhoria no acompanhamento de crianças e jovens
Avaliação do Plano Regional de Saúde revela melhoria no acompanhamento de crianças e jovens

Avaliação do Plano Regional de Saúde revela melhoria no acompanhamento de crianças e jovens

Os resultados da avaliação intercalar do Plano Regional da Saúde revelam taxas de cobertura vacinal da população açoriana na ordem dos 99%, ao abrigo do Programa Regional de Vacinação.

Na origem destas taxas de adesão está a melhoria no ano de 2016 dos indicadores relativos a consultas de vigilância de saúde infantil aos 28 dias, primeiro e segundo anos de vida.

A vigilância teve ainda reflexo positivo na percentagem de crianças com seis anos livres de cárie, registando-se um aumento de 33%, entre 2011 e 2015.

O incremento de profissionais adstritos às equipas de saúde escolar também fomentou a melhoria na taxa de cobertura da saúde escolar pelo número total de escolas, bem como pelo total de alunos do Pré-Escolar, Ensino Básico e Secundário, atingindo 100% de escolas abrangidas.

Da ação das equipas de saúde escolar, resultou um aumento dos exames globais de saúde, apresentando uma cobertura da monitorização do estado de saúde dos estudantes aos seis anos de 73,5% em 2011, para 88% em 2015.

Nos estudantes com 13 anos, estes exames aumentaram a percentagem de abrangência de 65,8% em 2011 para 84% em 2015.

Atendendo ainda que as sessões de educação para a saúde realizadas por estas equipas contemplam a saúde afetiva e sexual, podemos inferir alguma influência na diminuição da proporção de nascimentos em mulheres adolescentes.

A aposta numa intervenção direcionada para a população infantojuvenil garante que, a médio e longo prazo, o Serviço Regional de Saúde apresente melhorias nos índices de saúde e de qualidade de vida, reduzindo as cargas de morbilidade nos adultos do futuro.

GaCS/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top