Home / Açores / Avelino Meneses aponta novidades no programa Ler Açores, criado de forma unificada
Avelino Meneses aponta novidades no programa Ler Açores, criado de forma unificada

Avelino Meneses aponta novidades no programa Ler Açores, criado de forma unificada

O Secretário Regional da Educação e Cultura afirmou este sábado, no Funchal, que o programa Ler Açores está, a partir de agora, a ser criado através da “junção” do Plano Regional de Leitura, da Rede de Leitura Pública e da Rede Regional de Bibliotecas Escolares.

Avelino Meneses, que falava na sessão de encerramento do 5.º CriaPoesia, adiantou que este programa, conforme o previsto no Programa do Governo, visa transformar a promoção do livro e da leitura em “prioridade” da política cultural da Região, dirigindo-se a “todos os públicos”.

O titular das pastas da Educação e da Cultura salientou que a “importância” do livro e da leitura levaram à dinamização de uma rede regional de bibliotecas escolares nos Açores,  já que as bibliotecas, que, no passado, guardavam livros, hoje são constituídas “essencialmente por uma vasta assembleia de utilizadores” que estimulam a “circulação de conhecimento”.

Por outro lado, Avelino Meneses defendeu uma “maior aproximação” entre as ilhas que constituem a Macaronésia, representadas neste evento da responsabilidade da Criamar, associação de solidariedade social para o desenvolvimento e apoio a crianças e jovens, que, nos últimos dias, reuniu várias centenas de jovens da Madeira, dos Açores, de Cabo Verde e das Canárias.

A primeira via para esta aproximação consiste, segundo o Secretário Regional, no “intercâmbio cultural  e no envolvimento da juventude”.

O CriaPoesia − Encontro Juvenil do Atlântico tem como objetivos primordiais, entre outros, a promoção do gosto pela poesia visual e pela leitura de poesia e incentivar a produção escrita em português e castelhano, bem como criar um espaço comum de expressão criativa e poética entre os arquipélagos da Madeira, dos Açores, de Cabo Verde e das Canárias.

Nesta quinta edição do CriaPoesia participaram cerca de 80 alunos  dos Açores, oriundos da Escola Básica Integrada de Água de Pau e das secundárias das Laranjeiras, Jerónimo Emiliano Andrade e da Calheta.

 

 

 

GaCS/RL Açores

Imagem: ©Direitos Reservados

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top