Home / Açores / Avelino Meneses destaca a escola como “um instrumento” de concretização de sonhos
Avelino Meneses destaca a escola como “um instrumento” de concretização de sonhos

Avelino Meneses destaca a escola como “um instrumento” de concretização de sonhos

O Secretário Regional da Educação e Cultura afirmou esta segunda-feira, em Água de Pau, concelho da Lagoa, que a escola, além de ser uma “fábrica de sonhos”, como a definiu um alargado número de alunos dos Açores, é também “um instrumento de concretização dos sonhos”.

Avelino Meneses, que falava na entrega de prémios do Concurso de Vídeo ProSucesso ‘O que é para ti a escola?’, salientou que, na sociedade de hoje, a escola “é o único instrumento capaz de transformar em realidade todos os nossos sonhos”.

Na sua intervenção, Avelino Meneses referiu-se à escola como sendo “a casa do conhecimento” e frisou que “o conhecimento é agora o pilar de quase tudo, se calhar o pilar de tudo, da saúde, da riqueza, da felicidade”.

Nesse sentido, o titular da pasta da Educação vincou a aposta feita no ProSucesso – Açores pela Educação, plano integrado de promoção do sucesso escolar, para que “ninguém fique para trás e todos obtenham conhecimento”.

O Secretário Regional manifestou ainda a expetativa de que, das escolas açorianas, “saiam profissionais, eventualmente cientistas”, capazes de contribuir para o desenvolvimento da sociedade, mas sobretudo que “saiam, acima de tudo, cidadãos que confiram dignidade ao exercício da política”, já que só assim será possível reconquistar “a crença na utilidade da Democracia”.

Para Avelino Meneses, “vencer na escola é vencer na vida”, frisando que, para esse objetivo, é necessário “trabalhar dia-a-dia” e também “a ajuda de todos”, dos dirigentes, dos professores, das famílias e da comunidade.

O concurso de vídeo ‘O que é para ti a escola?’ é uma iniciativa da Direção Regional da Educação, no âmbito do ProSucesso – Açores pela Educação, com o objetivo principal de despertar os alunos para a importância da escola e motivá-los para a criação artística através da utilização criativa das novas tecnologias.

A iniciativa, que contou com a participação de 33 projetos provenientes de 10 escolas, era dirigida aos alunos do 3.º Ciclo (escalão A) e do ensino secundário (escalão B), ou equivalente, matriculados nas escolas públicas e privadas dos Açores.

João Pedro de Lima Medeiros, Francisca Araújo Craveiro e Marta Bizarro Cabral, alunos do 9.º ano na Escola Básica e Integrada de Água de Pau, foram os vencedores do escalão A, enquanto Isabela Luna Raposo Quadrado, Joana Moura Lisboa e Talia Dias Batista Machado, alunas do 10.º ano na Escola Básica e Secundária de Santa Maria, venceram o escalão B.

GaCS/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top