Home / Açores / Avelino Meneses destaca papel do psicólogo escolar na promoção do sucesso dos alunos
Avelino Meneses destaca papel do psicólogo escolar na promoção do sucesso dos alunos

Avelino Meneses destaca papel do psicólogo escolar na promoção do sucesso dos alunos

O Secretário Regional da Educação e Cultura destacou esta quarta-feira, em Ponta Delgada, o papel desempenhado pelos psicólogos escolares na promoção do sucesso escolar dos alunos açorianos no que se refere ao “equilíbrio físico e mental”.

Avelino Meneses, que falava na sessão de lançamento da campanha nacional ‘Escola SaudavelMente’, da responsabilidade da Ordem dos Psicólogos Portugueses e da sua delegação nos Açores, salientou o “empenho” dos 74 profissionais que trabalham atualmente em todas as escolas da Região, à razão de um profissional por cada 800 alunos, o que coloca os Açores com o maior rácio de cobertura nacional.

Para o titular da pasta da Educação, o empenho destes profissionais é visível “nas equipas multidisciplinares de apoio sócio-educativo, nas equipas pedagógicas e formativas dos cursos vocacionais, na educação especial, nos programas de formação e inserção de jovens, nos programas de combate à violência e à indisciplina nas escolas e, consequente, na promoção da cidadania”.

Avelino Meneses frisou que, para além de “tratar da mente”, área em que “o amparo à família é essencial”, as escolas açorianas têm, em conjunto com o Governo, um papel fundamental na promoção do “equilíbrio físico” dos estudantes, já que “um corpo são numa mente sã é condição essencial no conveniente fluir do processo da aprendizagem”.

Nesse sentido, destacou o esforço “quotidiano” dos diferentes agentes do sistema educativo para que “as cantinas escolares sejam o melhor bastião, o melhor exemplo da nutrição mais racional”.

“Dentro das escolas, o fornecimento de refeições completas, equilibradas, variadas e seguras constitui um meio de prevenção da doença, um modo de promoção da saúde. Tudo em benefício do bem estar físico, emocional e educativo dos estudantes”, afirmou Avelino Meneses.

“Pena é que, fora da escola, por vezes até nos próprios ambientes familiares, a violação das regras mais básicas da educação alimentar estrague alguma da pedagogia que diariamente incutimos no espírito dos nossos alunos”, acrescentou o Secretário Regional.

A campanha ‘Escola SaudavelMente’ tem como objetivo o incentivo e a divulgação de boas práticas no que respeita à promoção da saúde psicológica e do sucesso educativo nas escolas portuguesas.

GaCS/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top