Avelino Meneses destaca papel do psicólogo escolar na promoção do sucesso dos alunos

O Secretário Regional da Educação e Cultura destacou esta quarta-feira, em Ponta Delgada, o papel desempenhado pelos psicólogos escolares na promoção do sucesso escolar dos alunos açorianos no que se refere ao “equilíbrio físico e mental”.

Avelino Meneses, que falava na sessão de lançamento da campanha nacional ‘Escola SaudavelMente’, da responsabilidade da Ordem dos Psicólogos Portugueses e da sua delegação nos Açores, salientou o “empenho” dos 74 profissionais que trabalham atualmente em todas as escolas da Região, à razão de um profissional por cada 800 alunos, o que coloca os Açores com o maior rácio de cobertura nacional.

Para o titular da pasta da Educação, o empenho destes profissionais é visível “nas equipas multidisciplinares de apoio sócio-educativo, nas equipas pedagógicas e formativas dos cursos vocacionais, na educação especial, nos programas de formação e inserção de jovens, nos programas de combate à violência e à indisciplina nas escolas e, consequente, na promoção da cidadania”.

Avelino Meneses frisou que, para além de “tratar da mente”, área em que “o amparo à família é essencial”, as escolas açorianas têm, em conjunto com o Governo, um papel fundamental na promoção do “equilíbrio físico” dos estudantes, já que “um corpo são numa mente sã é condição essencial no conveniente fluir do processo da aprendizagem”.

Nesse sentido, destacou o esforço “quotidiano” dos diferentes agentes do sistema educativo para que “as cantinas escolares sejam o melhor bastião, o melhor exemplo da nutrição mais racional”.

“Dentro das escolas, o fornecimento de refeições completas, equilibradas, variadas e seguras constitui um meio de prevenção da doença, um modo de promoção da saúde. Tudo em benefício do bem estar físico, emocional e educativo dos estudantes”, afirmou Avelino Meneses.

“Pena é que, fora da escola, por vezes até nos próprios ambientes familiares, a violação das regras mais básicas da educação alimentar estrague alguma da pedagogia que diariamente incutimos no espírito dos nossos alunos”, acrescentou o Secretário Regional.

A campanha ‘Escola SaudavelMente’ tem como objetivo o incentivo e a divulgação de boas práticas no que respeita à promoção da saúde psicológica e do sucesso educativo nas escolas portuguesas.

GaCS/RL Açores

Deixe uma resposta