Home / Açores / Avelino Meneses reafirma aposta do Governo dos Açores na promoção do sucesso escolar
Avelino Meneses reafirma aposta do Governo dos Açores na promoção do sucesso escolar

Avelino Meneses reafirma aposta do Governo dos Açores na promoção do sucesso escolar

O Secretário Regional da Educação e Cultura afirmou hoje, em Ponta Delgada, que a promoção do sucesso escolar continua a ser, no início de um novo ano letivo, cuja arranque ocorre quarta-feira, 14 de setembro, a prioridade do Governo dos Açores.

“Estamos no começo de um novo ano letivo, o combate ao insucesso escolar continua a ser a nossa prioridade. É um combate longo, será um combate de anos, todavia, as pequenas vitórias do ano passado transmitem-nos confiança”, frisou Avelino Meneses, que falava na abertura do Encontro da Rede de Centros Socioeducativos e Tecnológicos.

Avelino Meneses salientou, no entanto, que este combate “é de todos”, do Governo, dos professores, dos pais, um “combate de toda a comunidade”.

O titular da pasta da Educação lembrou que, no ano letivo anterior, o Governo dos Açores implementou um plano integrado de promoção do sucesso escolar, denominado ProSucesso – Açores pela Educação, cuja estratégia assenta, entre outros aspetos, no ensino básico, através de “acompanhamento, acompanhamento e mais acompanhamento”, na aposta na identificação precoce dos atrasos manifestados pelos alunos para que “jamais se tornem irrecuperáveis”, e no ensino secundário, através da diversificação das vias pedagógicas, onde a aposta recai “na procura e no encontro de uma solução para cada estudante”.

Para Avelino Meneses, o êxito do ProSucesso “depende do empenhamento dos professores, porque não há nada que substitua um bom professor, da responsabilidade das famílias, indispensáveis na educação dos filhos, e também da cooperação das associações desenvolvimentistas, cívicas e culturais”.

Nesse sentido, enalteceu o trabalho desenvolvido pela Associação Norte Crescente, que, especificamente na ilha de S. Miguel, promove junto dos mais jovens “uma ação insubstituível”, já que através dos seus centros socioeducativos “completa e, por vezes, substitui a ação dos pais”.

GaCS

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top