Home / Açores / Avelino Meneses reafirma que o desporto é uma atividade de todos e para todos nos Açores
Avelino Meneses reafirma que o desporto é uma atividade de todos e para todos nos Açores

Avelino Meneses reafirma que o desporto é uma atividade de todos e para todos nos Açores

O Secretário Regional da Educação e Cultura reafirmou hoje, em Ponta Delgada, que o desporto, nos Açores, “é, tem de continuar a ser, uma atividade de todos e para todos, que propicia mais vigor físico e, acima de tudo, mais saúde e entretenimento”.

Avelino Meneses, que falava na abertura da reunião do Conselho Açoriano de Desporto de Alto Rendimento (CADAR), frisou que a “essência do desporto”, mais do que “a vitória ou a derrota”, são “os valores da convivência, da entreajuda e da tolerância”.

“A competição é o paradigma da excelência e também uma escola de vida. Na verdade, o desporto de competição confere aos praticantes uma disciplina acrescida que anula os inconvenientes de um extremo envolvimento”, afirmou Avelino Meneses, acrescentando que “os atletas de eleição, fruto dessa interiorização, são geralmente portadores de uma capacidade de organização que fica bem acima da dos jovens da mesma idade”.

Para o Secretário Regional da Educação e Cultura, tudo isto se traduz “numa acrescida possibilidade de organização do tempo, de aperfeiçoamento dos métodos de estudo, que asseguram, curiosamente, um rendimento escolar positivo, apesar de uma menor disponibilidade”.

“Em relação aos atletas, é preciso estimular-lhes hoje o esforço, a dedicação, o orgulho e garantir-lhes amanhã uma posição de dignidade pessoal e profissional para evitar a revelação de vidas contraditórias, nas quais à fama efémera sucede a frustração permanente com repercussões, físicas e psicológicas, naturalmente negativas”, afirmou.

Para Avelino Meneses, a escola é o “remédio” para esse “tamanho perigo” e, ao contrário do que pode parecer, esse “remédio” não constitui “embaraço à prática desportiva”, sendo um “alicerce para a construção de carreiras profissionais compensadoras, mesmo depois dos anos mais efémeros da glória desportiva vividos no entusiasmo de todos os estádios”.

O titular da pasta do Desporto acentuou ainda que, nesta área, importa que “os Açores continuem a ser um bom exemplo nacional”, como comprovam a taxa de participação desportiva absoluta e os resultados alcançados.

GaCS/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top