Avelino Meneses reafirma uso “até à exaustão” de todos os programas para a promoção do sucesso escolar

O Secretário Regional da Educação e Cultura reafirmou hoje, em Ponta Delgada, que, na promoção do sucesso escolar, o Governo dos Açores usará “até à exaustão” todos os programas que “já foram experimentados e que deram certo”.

Avelino Meneses apontou, entre outros, o reforço dos projetos Fénix, que conta com cerca de meia centena de iniciativas nos Açores, e EPIS, através dos mediadores escolares, o crédito horário e o apoio aos professores do 2.º Ciclo.

“O que nós queremos acrescentar a isto é uma visão integrada que, de uma ponta à outra do arquipélago, se traduza na implementação de um plano geral, que poderá coexistir com muitas experiências piloto”, frisou Avelino Meneses.

O Secretário Regional, que falava aos jornalistas à margem da reunião do Conselho Coordenador do Sistema Educativo, confirmou que está a ser trabalhada, a diversos níveis, a elaboração de um Plano de Promoção do Sucesso Escolar a ser lançado no ano letivo 2015/2016.

“Nós vamos fazer isso com base num consórcio de colaborações e apoios, utilizando a experiência dos técnicos da Secretaria Regional, conversando com os gestores e os professores de todo o arquipélago e ouvindo diversos especialistas em Educação” das universidades dos Açores e do continente, acrescentou.

Neste sentido, Avelino Meneses adiantou que tem reunido, conjuntamente com a Diretora Regional da Educação, com dirigentes e professores das 40 unidades orgânicas da Região, que “se disponibilizam para esse efeito”.

Na reunião com o Conselho Coordenador do Sistema Educativo Regional, em que têm assento, além dos responsáveis pelas escolas básicas, integradas e secundárias dos Açores, representantes dos sindicatos, dos alunos e do ensino privado e cooperativo, o titular da SREC lançou o desafio para o envolvimento de todos no “combate ao flagelo do insucesso escolar”.

“É tempo de passar da lamúria para a ação”, afirmou Avelino Meneses.

GaCS

Deixe uma resposta