Açores

Avelino Meneses realça investimento em 2020 nos setores da educação, cultura e desporto

O Secretário Regional da Educação e Cultura sublinhou hoje, na Horta, que o investimento previsto para o ano de 2020 nas áreas da educação, cultura e desporto é “sensivelmente” semelhante ao do ano anterior.

Avelino Meneses, que falava aos jornalistas no final de uma audição na Comissão de Assuntos Sociais da Assembleia Legislativa, adiantou que o setor da educação, por via das construções escolares, saí reforçado do total de 65 milhões de euros previstos para investimento no próximo ano.

No âmbito da educação, referiu, serão investidos 41,5 milhões de euros que, entre outros projetos, reforçam as construções escolares, nomeadamente a requalificação da Escola Básica Integrada das Capelas e a construção de duas novas escolas, em Rabo de Peixe e nos Arrifes.

O governante referiu ainda o compromisso para o próximo ano de remoção da cobertura com incorporação de amianto da Escola Básica Integrada de Lagoa, assim como a existência de 3,5 milhões de euros que se destinam à beneficiação e conservação de instalações escolares.

Avelino Meneses salientou também que os montantes previstos para o programa de promoção do sucesso escolar ProSucesso – Açores pela Educação são semelhantes aos dos anos anteriores.

Na área da cultura, reconheceu um decréscimo da verba para investimento, que, no próximo ano, se situará nos 3,5 milhões de euros, porque há obras que “estavam em gasto intensivo e que vão terminar”, concretamente o Museu Francisco de Lacerda, em S. Jorge, e o Cinema do Aeroporto, em S. Maria.

No próximo ano, o Governo dos Açores cumpre “um objetivo fundamental, que é de dotar cada uma das ilhas com uma unidade museológica de referência”, enfatizou.

Esse objetivo é alcançado com a conclusão do Museu Francisco de Lacerda, em S. Jorge, e também com a inauguração prevista para breve do primeiro edifício do Ecomuseu do Corvo, a designada Casa do Tempo, adiantou.

Para Avelino Meneses, em 2020, “feito aquilo que efetivamente está previsto, fica praticamente concluído o parque escolar regional e, pelo lado da cultura, a dotação de cada uma das ilhas com um museu de referência”.

No desporto, o Secretário Regional realçou que o investimento de cerca de 10,3 milhões de euros é “suficiente” para a promoção da atividade física desportiva, do desporto federado e também para ir “acudindo” às necessidades de reequipamento e de conservação dos espaços desportivos.

GaCS/RL Açores

Comment here