Home / Destaque / Azorean Cheese Fest decorre em São Jorge de 31 de março a 9 de abril com o Queijo de São Jorge em destaque (c/áudio)
Azorean Cheese Fest decorre em São Jorge de 31 de março a 9 de abril com o Queijo de São Jorge em destaque (c/áudio)

Azorean Cheese Fest decorre em São Jorge de 31 de março a 9 de abril com o Queijo de São Jorge em destaque (c/áudio)

O queijo de São Jorge será o centro das atenções do Azorean Cheese Fest. O evento, organizado pela Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo, pelo Núcleo Empresarial da Ilha São Jorge, pela Confraria do Queijo São Jorge e pelas duas Câmaras Municipais da Ilha, pretende evidenciar as qualidades deste produto único.

O evento foi apresentado esta terça-feira pela comissão organizadora.

Workshops, palestras, show cooking, exposições, provas e vendas de queijos e menus especiais nos restaurantes são as várias componentes do Azorean Cheese Fest que decorre de 31 de março a 9 de abril, em São Jorge.

A ideia é criar um evento em torno daquele que é um dos produtos mais icónicos da região, tal como adiantou João Paulo Oliveira, presidente do Núcleo Empresarial.

Inserido no evento haverá também um fórum destinado aos produtores de queijo da região, agendado para o dia 7 de abril, onde está prevista a participação de mais de uma dezena de produtores, desde o Faial, Pico, Terceira, São Miguel, Graciosa e, claro, São Jorge.

Este fórum realiza-se na Escola Profissional da Ilha São Jorge e será uma sessão exclusiva para os produtores convidados, com apoio e moderação do Professor José Matos da Universidade dos Açores.

Esta iniciativa em torno do Queijo contará também com a participação de vários Oradores dos Açores e do Continente ligados à temática que farão intervenções nos três painéis que contam do programa do evento.

«O Queijo de São Jorge – história, património e turismo», «O Queijo – dos Açores para o Mundo» e «O Queijo, as tendências e oportunidades» são os títulos dos respetivos painéis.

A comissão organizadora do evento destacou ainda a realização dos workshops para profissionais de cozinha que leva agora três restaurantes da ilha a terem menus especiais ao longo do evento.

No que diz respeito aos momentos de show cooking, estes serão realizados pelo Chef Raul Sousa, da Escola Profissional da Praia da Vitória, havendo também a possibilidade de aquisição de queijos de praticamente todas as ilhas dos Açores, e a exposição de trabalhos dos alunos das escolas de São Jorge.

O evento é aberto a toda a população, exceptuando o Fórum que é exclusivo aos produtores convidados, mas a comissão organizadora alerta a quem queira participar que faça a sua inscrição no Núcleo Empresarial da ilha.

João Paulo Oliveira evidenciou ainda o facto de esse ser o primeiro evento do género na Região, em torno do Queijo, realizando-se na ilha que produz um dos queijos mais premiados a nível nacional.

Liliana Andrade/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top