Azores Airlines vai retomar a ligação Terceira – Porto, anuncia Ana Cunha

A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas anunciou esta segunda-feira que a Azores Airlines vai retomar a ligação Terceira-Porto.

Em declarações aos jornalistas, após ser ouvida pela Comissão de Economia da Assembleia Legislativa, sobre transportes, acessibilidades e infraestruturas portuárias na Ilha Terceira, Ana Cunha adiantou que esta ligação será retomada no inverno IATA.

A titular da pasta dos Transportes adiantou também que a certificação para uso civil da pista da Base das Lajes “ocorrerá até ao final do mês de julho”.

Ao nível das infraestruturas, Ana Cunha explicou que o início das obras do terminal de carga da Aerogare Civil das Lajes, “que estava dependente de uma questão da transferência de terreno para a Região, está já resolvida, aguardando-se apenas a formalização dessa transferência até ao final do mês de junho”.

Assim sendo e “seguindo o processo concursal nos seus trâmites, haverá a comunicação da adjudicação ao empreiteiro e se tudo correr linearmente, no final de setembro poderemos ver já a empreitada a ter o seu início”, disse.

Na área dos transportes marítimos, em relação ao terminal de Transhipment, Ana Cunha referiu que “já foi publicitado uma resolução do Conselho de Governo, em maio passado, que mandatava a Portos dos Açores para lançar os procedimentos para atribuição da concessão” deste terminal, sendo que, “em relação à opção do terminal de cruzeiros no cais dito dos Americanos, que o Governo Regional dos Açores, através da Portos dos Açores, já está a trabalhar no desenvolvimento desta opção, e a considerar esta opção”, no âmbito do estudo de reordenamento da bacia do Porto da Praia da Vitória, que a Portos dos Açores está a efetuar.

No que se refere à Linha Lilás, a Secretária Regional referiu que a Atlânticoline tinha já programada a realização de três viagens por ocasião das Sanjoaninas. “À semelhança das viagens que assegura durante as festas concelhias da Calheta de S. Jorge, também para a ilha Terceira, as Sanjoaninas seriam servidas por três ligações, em três semanas”.

Nesta audição foi feito um ponto de situação no que concerne ao desenvolvimento do terminal de Gás Natural Liquefeito (LNG) no Porto da Praia, tendo a Secretária Regional reafirmado que “é uma intenção deste Governo prosseguir com esse desenvolvimento”.

Ana Cunha frisou o “acordo de consultoria que foi estabelecido com o Banco Europeu de Investimento, para estudo das diversas envolvências, desse desenvolvimento do LNG no Porto da Praia”.

Para a Secretária Regional “o que se tentou”, nesta reunião, foi “dar ponto de situação em relação a tudo o que era ponto do programa do Governo, respeitante à ilha Terceira, nestas áreas e julgo que foi conseguido”.

 

 

 

 

GaCS/RL Açores