Home / Economia / Balança comercial dos Açores melhora 32 por cento em 2015
Balança comercial dos Açores melhora 32 por cento em 2015

Balança comercial dos Açores melhora 32 por cento em 2015

O Vice-Presidente do Governo dos Açores manifestou “satisfação” com os dados agora divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) sobre o comércio internacional da Região em 2015.

“As exportações cresceram 9,2 por cento, enquanto as importações diminuíram 3,4 por cento, o que permite uma melhoria de 32 por cento da nossa balança comercial com o exterior”, afirmou Sérgio Ávila, frisando que as estatísticas não incluem o mercado de referência dos Açores, que é o do continente.

Para o Vice-Presidente, os dados agora publicados pelo INE “demonstram que os Açores estão no bom caminho, aumentando significativamente a capacidade de exportação, reduzindo as importações e permitindo um aproximar do equilíbrio da balança comercial”.

Sérgio Ávila considerou, também, que se concretiza assim “a estratégia do Governo dos Açores de aposta nos bens transacionáveis”, que permitiu aumentar as exportações e diminuir as importações, substituindo-as por produção regional.

“É com satisfação que vemos estes dados irem ao encontro dos objetivos definidos na Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial e em que uma das principais apostas é o aumento da capacidade produtiva em bens transacionáveis, criando assim mais valor acrescentado, mais emprego, e reforçando a competitividade da nossa economia”, afirmou Sérgio Ávila.

“Apesar do nosso mercado de referência não ter sido contabilizado, desenvolvemos uma estratégia que nos permite crescer também no mercado externo, com um conjunto de medidas que temos tomado não só para incrementar a penetração dos produtos dos Açores fora do espaço nacional, como para estimular o seu consumo na própria Região e assim reduzir as nossas necessidades de importação”, acrescentou o Vice-Presidente.

GaCS/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top