Home / Politica / BE preocupado com “autêntico laticídio” pelo fim das quotas
BE preocupado com “autêntico laticídio” pelo fim das quotas

BE preocupado com “autêntico laticídio” pelo fim das quotas

O coordenador do Bloco de Esquerda Açores, Paulo Mendes, manifestou hoje preocupação pelo “autêntico laticídio que está a acontecer em Portugal e particularmente nos Açores”, devido ao fim do sistema de quotas leiteiras.

No âmbito da reunião com a Associação dos Jovens Agricultores Terceirenses, realizada esta manhã, Paulo Mendes considerou com “uma grande mentira”, a ideia que a Comissão Europeia está a querer fazer passar, de que a auto-regulação do mercado do leite vai trazer benefícios para os produtores.

Neste sentido, o Bloco de Esquerda reafirma a defesa da reposição das quotas do leite, e considera que Portugal deve concretizar todos os esforços nas instituições europeias para que tal aconteça, porque esta é melhor forma de proteger os pequenos produtores. Uma propostas, aliás que foi aprovada na Assembleia da República

“Tem que haver uma intervenção no mercado. Os produtores não podem continuar a vender o leite a um preço tão baixo”, salientou Paulo Mendes.

Além da reposição das quotas, o BE defende uma regulação do mercado que permita distribuir de forma equitativa as mais valias por toda a cadeia de produção, a possibilidade de os agriculores – principalmente os pequenos produtores – terem acesso a financiamento para reestruturação das suas explorações, e o acesso facilitado aos financiamentos previstos na Poítica Agrícola Comum da UE.

GI BE Açores/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top