Politica

BE propõe criação de comissão científica para arrancar com centro de investigação do mar

O Bloco de Esquerda vai propor a constituição de uma comissão científica que elabore um estudo e a planificação da implementação no terreno, de forma objetiva, de um futuro Centro de Investigação das Ciências do Mar na ilha do Faial. O projeto de resolução foi anunciado ontem à tarde pela deputada Zuraida Soares, no âmbito do fórum organizado pelo BE que juntou meia centena de pessoas – entre as quais muitos investigadores – para debater a importância deste investimento no Faial.

O objetivo da proposta é não só dar um primeiro passo para a concretização efetiva deste centro de investigação, mas também, garantir que a comunidade científica está envolvida no projeto desde o início do processo.

A implementação de um centro internacional de investigação relacionado com as ciências do mar é uma ideia defendida, de forma consistente, pelo Bloco de Esquerda há mais de dez anos. O BE entende que este investimento, que deve aproveitar a experiência do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, será uma alavanca para um novo paradigma de desenvolvimento económico para o Faial e para os Açores.

Todos estes anos depois, aparentemente todos os partidos consideram este investimento importante, incluindo o atual Governo da República. A deputada do Bloco de Esquerda lamenta, no entanto, que o primeiro-ministro tenha visitado ontem o DOP, mas não tenha manifestado qualquer intenção de avançar de forma concreta para um investimento nesta área.

Zuraida Soares frisa que está na hora de avançar definitivamente para este investimento: “Há uma consciencialização e uma mobilização da opinião pública em geral, e particularmente dos investigadores, que ficou patente ao longo do debate realizada esta tarde” e “existem fundos comunitários que podem ser alocados a este projeto”.

“Está na hora”, concluiu a deputada do BE.

GI BE Açores/RL Açores

Comment here